quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

"Não só os sentimentos criam palavras, também as palavras criam sentimentos"

Este mês o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras leu o Húmus de Raul Brandão. Obra de charneira no panorâma literário português, esta obra divide-se entre o Diário e o Romance, mas apesar de "inqualificável" foi considerada por David Mourão-ferreira uma "obra prima em qualquer literatura".
Público em 1917, este livro de acentuada temática metafísica, tem sido reconhecido como um percursor do romance existêncialista e do romance português contemporâneo.
Apesar da negritude e do pessimismo do enredo, o grupo não ficou indiferente à beleza das palavras e ao ritmo poético das descrições. Na primeira sessão, sentiu-se alguma resistência a tanto pessimismo, derrotismo e falta de esperança, mas na sessão da passada terça-feira, o grupo reconheceu as qualidades do texto, do autor e do simbolismo presente na história.
Nas suas Memórias, justifica a sua visão pessimista dizendo que "A certa altura da vida tive a impressão de que me despenhara num mundo de espectros. A face humana meteu-me medo pelo que nela descobria de repulsivo e de grotesco. Fugi para poder viver."
A obra de todos os escritores é sempre produto das suas experiências e vivências. Contudo, Raul Brandão é um homem que monta os seus livros e personagens em sólidos alicerces, construídos com a argamassa das recordações que foi acumulando, memórias de toda uma vida. As suas personagens são "reais", respiram , convivem e interagem com o leitor.
São bastante elucidativas as palavras do autor de Húmus: "Não só os sentimentos criam palavras, também as palavras criam sentimentos. As palavras formam uma arquitectura de ferro. [...] É com palavras que são apenas sons que tudo edificamos na vida. Mas agora que os valores mudaram, de que nos servem estas palavras? É preciso criar outras, empregar outras, obscuras, terríveis, em carne viva, que traduzam a cólera, o instinto e o espanto."
O autor que disse, "De facto tenho poucos leitores,mas esses me bastam porque são escolhidos...", foi escolhido pelo Grupo de Leitores para dar início às nossas leituras em 2008.

- Biografia do autor I, II;

Sem comentários: