segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

História, Memória e Património

“História, Memória e Património” é o título do Ciclo de Conferências que terá início no dia 28 de Fevereiro, às 18H30, no Auditório Municipal César Batalha, em Oeiras.
O primeiro a participar será José das Candeias Sales, que falará sobre o tema «Arte e Espiritualidade no antigo Egipto: em busca da identidade de uma civilização». A par deste tema particular, o conferencista, aliás como todos os outros, partilhará com os participantes as suas perspectivas e opiniões sobre a temática geral do Ciclo.
Refira-se que, a trilogia História, Memória e Património, pela imbricada rede de relações que estabelece entre si, desempenha um papel central na evolução e devir históricos das sociedades, fazendo parte integrante e destacada das grandes questões que se colocam para a sobrevivência, para a história e para a identificação de uma civilização, de uma cultura, de uma sociedade.
Destinada ao grande público, esta iniciativa procura tratar esta problemática, sob diferentes ângulos e através de distintas temáticas, com o objectivo de efectuar uma reflexão aprofundada sobre alguns dos seus principais mecanismos e componentes.
A Comissão organizadora deste Ciclo é constituída por Nuno da Câmara Pereira, José das Candeias Sales e Victor Almeida. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

PROGRAMA
28 Fevereiro 18H30-20H00 «Arte e Espiritualidade no antigo Egipto: em busca da identidade de uma civilização» Prof. Doutor José das Candeias Sales

27 Março 18H30-20H00 «Entre a História e o Mito: Templarismo e neo-templarismo no património construído» Prof. Doutor José Manuel Anes
17 Abril 18H30-20H00 «Geopolítica e acção governativa. O Estado da Índia na segunda metade do século XVII» Dr. Luís Bívar
8 Maio 18H30-20H00 «A Ordem de S. Miguel da Ala: sua projecção histórica» Prof. Doutor Romero Bandeira
5 Junho 18H30-20H00 «O futuro da Europa» Dr. Mário David
O Auditório Municipal César fica localizado nas Galerias Comerciais do Alto da Barra, na Av. das Descobertas 9001, Oeiras – S. Julião da Barra.


Fonte: Site CMO

Sem comentários: