sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Dia Europeu da Internet Segura nas BMO

No próximo dia 12 de Fevereiro celebra-se o Dia Europeu da Internet Segura. A nível Europeu desenvolvem-se actividades com o principal objectivo de disseminar informação sobre como devemos realizar uma navegação e pesquisa na Internet de uma forma positiva e esclarecida.
Desde já sugerimos a consulta do Portal Internet Segura, nomeadamente da secção de perigos e prevenção, informações sobre o projecto português de Internet Segura e o acesso a um conjunto de recursos e links sobre a temática. Interessante também a consulta do sítio da Seguranet, dedicado a escolas, alunos, professores e encarregados de educação, a Linha alerta e o sítio do Insafe, entidade que coordena os projectos nacionais sobre Internet Segura.
A Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras adere a esta iniciativa através da divulgação e dinamização de conteúdos sobre as modalidades de navegação com sentido seguro e crítico perante a informação. A reforçar esta vertente e em colaboração com a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, realizamos sessões de formação nos Espaços Multimédia, em articulação com o Projecto Infoliteracia, designadamente as seguintes:
Internet Segura: Dar a conhecer aspectos genéricos a ter em conta para uma navegação segura na Internet, nomeadamente, as potencialidades da Internet, questões de segurança no computador, informação sobre os perigos e prevenção, sua relação com os blogues, os telemóveis, os vírus, as redes sociais virtuais, os chats e IMs, o Peer-to-Peer, o correio electrónico, o Cyberbullyng e o Phishing.
  • 12 de Fevereiro (3ª feira) (10h00/13h00) - B.M. Oeiras (Público alvo: Encarregados de Educação e Colaboradores internos da RBMO)
  • 12 de Fevereiro (3ªfeira) (17h00/20h00)- B.M. Oeiras (Público alvo: Público em geral)
Blog@Tardinha: Dar a conhecer as plataformas aplicadas na criação de Blogs, modalidades de edição e organização de conteúdos, alojamento e casos práticos. Apresentação genérica de diferentes blogs temáticos, desde informativos, a cronistas, científicos, humorísticos, entre outros. No Dia Europeu da Internet Segura é feita ainda uma alusão sobre o perigos que os blogs podem implicar.
  • 12 de Fevereiro (3ª feira) (16h00/19h00) - B.M. Algés (Público alvo: Público em geral)

Informações e inscrições nos Espaços Multimédia

B.M. Oeiras - Tel. 21 440 66 96 - E-mail: multimedia.bmo@cm-oeiras.pt
B.M. Algés - Tel. 21 411 89 76 - E-mail: multimedia.bma@cm-oeiras.pt
B.M. Carnaxide - Tel. 21 417 01 65 - E-mail: multimedia.bmc@cm-oeiras.pt

Sem comentários: