quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

“ Faz um oito, rapaz, faz um oito”

Perguntamo-nos, o que fazem juntos, nas sessões de Fevereiro do Grupo de Leitores de Carnaxide, “Ratinhos de chocolate”, “um pé a baloiçar, nu, fora do lençol”, uma simples “ ! ”, o “Hospital Miguel bombarda”, o número “078992630RH+”, e por fim, entre outros, um “Ajuste de contas” ?
São alguns dos títulos do Terceiro Livro de Crónicas, de António Lobo Antunes que escolhemos para as nossas sessões de Fevereiro.
São crónicas de “pequenas lembranças de repente importantíssimas” que nos revemos, nas casas ou no “silêncio da casa”, onde passámos a infância, o que provocou em nós essa vivência, o início da carreira profissional, a ausência de quem nos faz falta, o contacto com a guerra.
Nestas crónicas António Lobo Antunes agarra-nos do princípio ao fim, da mesma forma como escreve, “Há coisas que se pegam à gente, não nos largam, insistem, sem que compreendamos o motivo (…) eu a andar de bicicleta (…) e a voz, não sei de quem, que me ordenava
- Faz um oito, rapaz, faz um oito”
Tudo isto, acompanhado por entrevistas do autor, sempre desconcertantes, entre a sua hipersensibilidade e arrogância característica (valha-nos o youtube!).

Sem comentários: