quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Poderá ser uma continuação de "Os Lusíadas"?

As duas últimas sessões do grupo de leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras foram algo tensas e dispersas; seguiram a mesma dualidade do livro de António Lobo Antunes que estamos a ler: As Naus.

Numa escrita dual, assimétrica e ambivalente a história de As Naus faz o reencontro entre o Portugal (e Lisboa) dos Descobrimentos e a Lisboa (e Portugal) da descolonização. Transmite de forma muito visual e gráfica a época da partida (Séc. XVI) e os tempos conturbados do regresso (1975), desmistificando a época dos descobrimentos portugueses. A presentação das histórias dos grandes heróis das descobertas (Vasco da Gama, Camões, Fernão Mendes Pinto, etc.) de uma forma mais simples, mais perto de nós, mais humanos, mais frágeis, mais carentes, talvez mesmo mais iguais às pessoas reais, fazem com o leitor se sinta mais integrado e participante nesta diáspora que não terminou bem.

Como alguém já disse, As Naus podiam ser uma sequência lógica do canto X de "Os Lusíadas", um possível reverso da epopeia, que levou heróis e trouxe gente comum. O enredo de As Naus apresenta também uma história irónica sobre o ser português e a cultura portuguesa, que em alguns casos desde há 500 anos vive na sombra do "mar português".

O grupo não reagiu bem a esta escrita dura, fria e tétrica. Ainda assim, conseguiu-se separar o autor do obra, não lhe negando o domínio da língua e da descrição pormenorizada. Para quem conhecia, e gostava, do Lobo Antunes das crónicas não ficou fãn do autor de romances, nomeadamente d' As Naus.

Neste dia de S. Martinho a sessão terminou com um brinde ao Grupos de Leitores, um grupo português de cá e de lá, acompanhado não de castanhas, mas de bolo de figo. Uma surpresa de última hora para todo o grupo. Obrigado Clara.
Imagem: trekearth

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Sou o editor do site sobre António Lobo Antunes e gostaria de utilizar este artigo, que embora conciso, diz muita coisa de uma forma simples e directa, no espaço próprio do livro no site.
Por favor responda para alawebpage@gmail.com se estiverem interessados em partilhar da vossa opinião, e ainda colaborar com outras dissertações que os leitores tenham escrito - sobre este ou outro livro de António Lobo Antunes. Muito obrigado.

Bruno Duarte Eiras disse...

Caro José Alexandre Ramos

Muito obrigado pelo interesse em incluir as nossas opiniões no seu site sobre António Lobo Antunes. Já lhe enviei um e-mail com resposta à sua questão.
Aproveito também para agradecer a sua visita.
Cumprimentos,