segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Imagens que contam histórias

No passado Sábado, cerca de 40 crianças e seus pais estiveram no Espaço infantil da Biblioteca de Oeiras para assistirem ao Atelier de Ilustração de André Letria.
O ilustrador começou por falar sobre todo o processo de criação da ilustração, desde o momento em que é pela primeira vez pensada até sair da tipografia já impressa, mostrando exemplos tão diferentes do seu trabalho como os livros Versos de fazer ó-ó, Versos para os pais lerem aos filhos em noites de luar e Animais fantásticos. A segunda parte da actividade foi inspirada, precisamente, neste último livro. Depois de cada criança ter pensado num animal, o ilustrador escolheu três crianças – ou melhor foi o seu lápis mágico que as escolheu –, que disseram o nome do animal por elas escolhido. Os dois ou três animais escolhidos de cada vez foram por ele desenhados num só animal.
E assim nasceram três novos animais, tantos quanto o número de vezes que o jogo foi feito: o Dr. Juvenal da Cantina dos Ténis Rotos, com cabeça de patas de leão e corpo de cobra; o Lualálá, o animal mais esquisito do mundo, com corpo de raia, pernas de tigre e cauda de cobra; e a D. Baluja Barnabé de Bico Amarelo, uma baleia com asas e patas de ave.
Depois dos autógrafos foi a vez dos pequenos artistas deitarem mãos à obra, desenhando eles próprios um animal, com características de vários. E o André foi observando, sorrindo e comentando, numa tarde que ficará na memória de todos.

Sem comentários: