sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Europeana: a biblioteca digital europeia


A Europeana cria uma porta única para entrar nos conteúdos digitalizados pelas dezenas de bibliotecas nacionais europeias e arquivos nacionais. Acessível, em todas as línguas da UE, a biblioteca multimédia europeia conta com material fornecido por mais de 1.000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções.
O projecto foi pensado pelo anterior presidente francês Francois Miterrand e ao longo dos últimos três anos foram criadas as condições para que visse a luz do dia. No arranque do projecto estão disponíveis mais de 2 milhões de títulos, mas até 2010 o número de obras e documentos vai aumentar exponencialmente. A Biblioteca Nacional Digital é uma das entidades a integrar os seus trabalhos na plataforma europeia, tornando o seu acesso mais fácil a qualquer utilizador de Internet.
A comissária europeia para a Sociedade da Informação e os Meios de Comunicação, Viviane Reding, apelou "às instituições culturais, editoras e empresas de tecnologia europeias para que alimentem a Europeana com mais conteúdos em formato digital".
Segundo dados da Comissão, desde a "abertura" da biblioteca, ontem de manhã, houve 10 milhões de visitas por hora, tendo esta "tempestade de interesse" forçado mesmo a "deitar o sistema abaixo" por algum tempo para duplicar a capacidade do "site".

Fonte: Sapo

Sem comentários: