quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Exposição “Biocontrol/Uncontrol I", por Patrícia Noronha


Patrícia Noronha é artista residente no Instituto de Tecnologia Química e Biológica, no laboratório de microbiologia de ambientes humanos. É doutorada em biologia molecular pela Universidade Nova de Lisboa e está actualmente a realizar um pós-doutoramento em estudos artísticos com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A exposição Biocontrol/Uncontrol I, patente na Biblioteca Municipal em Oeiras entre 4 e 28 de Novembro, resulta da evolução do projecto anterior “Diferentes olhares sobre os objectos científicos”, que teve o apoio da Direcção Geral das Artes e da Ciência Viva.
Nesta exposição exploram-se técnicas e materiais científicos para produzir arte e utilizam-se microrganismos como instrumento artístico. São apresentadas imagens de pinturas realizadas com resina de poliéster e tintas, em que o suporte pictórico são placas de petri, pequenos recipientes redondos usados na experimentação em microbiologia.

As imagens pintadas nas placas ou são pinturas “vivas” ou pinturas “mortas”. As pinturas vivas, executadas através da utilização de microrganismos como matéria pictórica, são efémeras e no tempo em que estamos a ver as imagens na exposição já deixaram de existir como objecto palpável e real. Nas pinturas mortas, fizemos parar o tempo e representámos permanentemente o que é efémero. Este trabalho confronta e promove o debate de duas actividades tidas como distintas e independentes, a experimentação em arte e ciência.

Esperamos por si, no foyer da Biblioteca Municipal de Oeiras!

Mais informações:

Vídeo: CVTV

Sem comentários: