segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Valter Hugo Mãe vence Prémio José Saramago

"Já não esperava nada deste romance." Foi desta forma que Valter Hugo Mãe revelou ao DN a surpresa por vencer a 5.ª edição do Prémio Literário José Saramago atribuído pela Fundação Círculo de Leitores com o livro "O Remorso de Baltazar Serapião".

Ao vencer este prémio no valor de 25 mil euros, Valter Hugo Mãe sucede a nomes como José Luís Peixoto ou Gonçalo M. Tavares. "Estou habituado a ser um escritor de poucos leitores e este prémio pode levar o livro a um público mais vasto, apesar de eu não escolher um percurso fácil na escrita", acrescentou o autor de O Remorso de Baltazar Serapião.

Publicado em 2006 pela QuidNovi, o romance foi escolhido por unanimidade por um júri constituído pela editora do Círculo Guilhermina Gomes, pela escritora brasileira Nélida Piñon, por Pilar del Rio (mulher de José Saramago), pela escritora angolana Ana Paula Tavares e pelo escritor Vasco Graça Moura. Na cerimónia, José Saramago, o patrono do prémio, não poupou elogios a esta que é a segunda obra de ficção de Valter Hugo Mãe. "Este livro é um tsunami", declarou o Nobel de 1998. "Um tsunami linguístico, estilístico, semântico, sintáctico. Um tsunami no sentido do impacto, da força", declarou José Saramago estranhando a discrição com que o romance passou nas livrarias aquando da sua publicação. "É um livro que subverte", concluiu.

É o amor e a condição feminina na Idade Média ou resumindo, num meio miserável Baltasar casa com a mulher dos seus sonhos, Ermesinda, quer tomar conta da sua educação, mas tem de se submeter à vontade do senhor da terra. Ponto de partida para a recrição de um mundo que é também a reconstrução de toda uma linguagem, fazendo de Hugo Mãe uma voz única no panorama literário português. Como referiu o júri, "Valter Hugo Mãe apropria-se de um determinado momento da História dos Homens e descobre uma linguagem para o servir sem quebra de linha, sem avaliação de sentidos, uma linguagem mimética do tempo e das pessoas e das pessoas que a usam."

O Remorso de Baltazar Serapião teve vida breve em livraria. Este prémio irá recuperá-lo e revelar o autor ao grande público. "Estou sempre preparado para tudo o que vier de positivo", declarou Hugo Mãe.
Fonte: Diário de Notícias
Imagem: Página do autor

Sem comentários: