sábado, 27 de outubro de 2007

O CINEMA NÃO FILMA LIVROS


A Comunidade de Leitores dinamizada por Maria da Conceição Caleiro deu de novo ar da sua muita graça e 'enjardinada' de lua cheia no dia 25 de Outubro na Fábrica do Braço de Prata - novo espaço com salas várias, actividades, espectáculos, performances e exposições, local onde se reunem as Livrarias Ler Devagar e (a) Eterno Retorno [R. Fernando Palha, n.º 26, junto ao Poço do Bispo, Lisboa; entrada pelo portão lateral]. A participação é livre e começa desde já! A Comunidade organiza-se em sete sessões ás segundas e terceiras quintas-feiras de cada mês, às 21 horas. Na primeira sessão mensal terá lugar a discussão sobre o livro, e na segunda é projectado o filme, havendo uma conversa com os participantes.
A selecção do programa está feita e o ambiente do primeiríssimo encontro tocou universos como... livros e mundos que não podemos deixar de ler antes de morrer...

O programa apresenta-se... 1.ª sessão) Lolita e Opiniões Fortes de V.Nabokov/ Lolita de Kubrick; 2.ª) India Song de Marguerite Duras; 3.ª) Sem Destino de Imre Kertesz/ Sem Destino de Lajos Koltai; 4.ª) Contos de Guimarães Rosa/ Contos de Guimarães Rosa de José Miguel Wisnik; 5.ª) Todas as Manhãs do Mundo de Pascal Quignard/ Todas as Manhãs do Mundo de Elia Kazan; 6.ª) O Delfim de José Cardoso Pires/ O Delfim de Fernando Lopes; 7.ª) A Costa dos Murmúrios de Lídia Jorge/ A Costa dos Murmúrios de Margarida Cardoso.

Nas palavras da dinamizadora... trata-se de pôr em comum experiências de livros e filmes, orientada mas viva. Vibrátil, isto é, imagens e palavras trazidas no coração (par coeur). Leitura partilhada, reflexão e debate sobre livros, filmes, inquietações neles despertadas, autores que marcam ainda a contemporaneidade. Apresentação de filmes cúmplices dessas mesmas obras, ou com elas tecidos. Cruzamento de campos. De maneiras de percepção. Filmes seleccionados tendo em conta a premência própria do seu modo particular de expressão - mais valia, ou assunção de uma diferença, face ao livro, ao seu ponto de partida reescrito.

Sem comentários: