sábado, 27 de outubro de 2007

IV Encontro das Bibliotecas Escolares de Oeiras


Nos dias 22 e 23 de Outubro decorreu o IV Encontro das BE de Oeiras, subordinado ao tema Leituras no Percurso Escolar. Nele participaram docentes, coordenadores e equipas das bibliotecas escolares de Oeiras, bem como bibliotecários, educadores e técnicos ligados à área da leitura.

O encontro teve duas vertentes, uma mais teórica e outra assente nas práticas diárias de promoção da leitura nas bibliotecas escolares. Participaram como conferencistas Mónica Baró, Lucília Salgado, Lourdes Mata, Maria Helena Veiga, Carla Jorge, Ana Santos, Paula Fonseca, Magda Paraízo, Helena Araújo e Lúcia Branco. Em breve disponibilizaremos aqui as comunicações das intervenientes no encontro.


Foram dois dias em que se debateram questões como a função/prestígio social da leitura, a motivação da leitura, o envolvimento com a leitura e do envolvimento dos alunos nas actividades da biblioteca. Falou-se do papel do professor enquanto promotor do gosto pela leitura e como leitor de literatura pois, só quando se conhece as obras que se recomendam é que se deve aconselhar leituras aos alunos. Ficaram muitas ideias e sugestões.

Sem comentários: