quarta-feira, 21 de março de 2007

Laboratório das Viagens

Um espaço para trocar ideias e experiências sobre estratégias de promoção da leitura para a infância



Aconteceu na Biblioteca Municipal de Algés...


Escola EB1 Sofia de Carvalho
21 alunos do 1º ano, Turma B


A sessão teve início com a audição de música instrumental (Gaiteiros de Lisboa), de modo a introduzir os meninos num ambiente diferente e adequado ao contexto da história a contar. O registo tradicional e popular da música adequa-se à natureza do conto, também ele de raiz tradicional, numa versão de Alice Vieira: Corre, corre cabacinha.
Antes de contar a história, a animadora começa por ler 3 poemas do livro "Poemas da Verdade e da Mentira" de Luísa Ducla Soares, os quais, pela sua natureza rítmica e rimada, convocam à participação, em coro, dos ouvintes. Além de introduzir um género literário muito gostado pelas crianças (e ouvido de menos...), estas leituras iniciais preparam a atenção e a disponibilidade para a audição da história.
De novo com o recurso à música, a animadora começa a contar o conto. Intervala para simular a festa de baptizado, distribuindo bolachas em cestinhos pelas crianças.
No final, volta a pedir a colaboração das crianças para a repetição de uma das falas. Terminada a história, a animadora propõe às crianças que a reconstruam através das imagens (previamente digitalizadas e coladas em cartolina). Por fim, distribui pelas crianças palavras soltas (que pertencem à história) e letras avulso e propõe que na escola cada uma procure encontrar as letras da sua palavra (terão de trocar letras entre si) e as articulem, de modo a produzir um texto com sentido.

Colégio Raiz
18 alunos da sala dos 3, 4 e 5 anos



A sessão teve início com a audição de música tradicional irlandesa (His Master´s Voice), de modo a introduzir os meninos num ambiente diferente e adequado ao contexto da história a contar. O registo tradicional irlandês leva a um ambiente misterioso caracterizado pelo tema da actividade "Não há limite para os sonhos". Antes de contar a história, a animadora começou por ler dois poemas de Luísa Ducla Soares, de modo a preparar a atenção e a disponibilidade para a audição da história. Em seguida, a animadora trabalhou a questão da antecipação (capacidade de imaginar e colocar hipóteses), através do livro Oh!, chegando à imagem da lua. Já dentro do tema da actividade os meninos falam sobre as fases da lua com a ajuda do livro da lagarta. Por fim dá-se início à animação da história "A que sabe a lua" de Michael Grejniec. Os animais da história (construídos antecipadamente pela animadora), estão escondidos nos livros e pede-se às crianças que colaborem na sua procura, incutindo-lhes o trabalho de equipa, a solidariedade e a inter ajuda.
Terminada a história as crianças são convidadas a ver os livros e a dramatizar a história.
Foi distribuída aos meninos uma ficha sobre a história e propostas de trabalho sobre o tema "Não há limites para os sonhos" para que possam continuar envolvidos, na escola e/ou em casa, com o trabalho que foi feito na biblioteca.


17 pais e 12 crianças com idades compreendidas entre os 18 meses e os 3 anos.

A sessão começa no Espaço Înfantil onde a animadora com a ajuda de um fantoche de mão vai encaminhando as famílias para a sala da hora do conto onde decorrera a actividade A sala está decorada com almofadas, livros e peluches criando um ambiente acolhedor e familiar relacionado com a história que vão ouvir. A actividade tem início com a audição de música para bebés (La nuit des plus beaux réves), de modo a introduzir os meninos num ambiente diferente e adequado ao contexto da história a contar. A música relacionada com a noite e o dormir adequa-se à história que nos fala de um menino pequenino que dormia com os seus nove peluches e que a meio da noite começa a atirar os seus peluches pela cama fora. (Dez numa cama de Penny Dale).
Antes de contar a história, a animadora começa por falar com as crianças sobre os bonecos que trouxeram ( pedido no acto da inscrição), pergunta-lhes se dormem muito ou pouco, se ressonam, se ocupam muito espaço na cama, etc…
Em seguida, a animadora mostra um livro animado com animais e, à medida que mostra os animais, vai cantando canções (papagaio louro e os três patinhos) com a participação dos pais e dos meninos.
Familiarizados com o tema e ambientados, estão agora preparados para ouvir a história. A história tem a estrutura de uma lengalenga.
Terminada a história, a animadora pede para as famílias darem outros exemplos de sons, recurso às onomatopeias (ex: e se fosse a mãe a cair da cama ou a lua a cair do céu) e pede para relacionarem as personagens da história com os peluches que estão na sala, estimulando os mais pequenos a partilhar as emoções da historia e a expressar-se. Por fim, a animadora convida as famílias a explorar vários tipos de livros e ilustrações, criando nos mais pequenos (e não só...) a curiosidade e o desejo de saber o que dizem os livros.
À saída foi dado aos pais uma pasta com propostas para trabalhar em casa a história que estiveram a ouvir e sugestões sobre como partilhar os livros com os seus filhos.

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