quinta-feira, 8 de março de 2007

AUTOR DO MÊS - Pedro Tamen

PEDRO TAMEN



Nota Biográfica

Pedro Tamen é poeta e tradutor. Nasceu em Lisboa em 1934, é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, pertence, desde 1975, ao Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, com o pelouro das Belas-Artes (História da Arte, revista Colóquio-Letras, artes plásticas, teatro, cinema). Entre 1958 e 1975, foi director da editora Moraes, onde dinamizou a importante colecção "Círculo de Poesia" e editou a revista O Tempo e o Modo. Entre várias outras actividades, foi chefe da redacção do jornal Encontro (1956-57), órgão da Juventude Universitária Católica; dirigente cineclubista; director-adjunto da revista Flama; e professor do ensino secundário. Foi um dos orientadores dos "cadernos de cultura" Anteu, onde se estreou (1954). Colaborou em jornais e revistas de Portugal e do Brasil, tendo assinado durante alguns anos (1972-75) uma coluna de crítica literária no semanário Expresso. A sua actividade de tradutor é muito vasta, incluindo a Imitação de Cristo, de Tomás de Kêmpis, grande parte dos Salmos (em versão adaptada ao canto), a Epopeia de Gilgamesh, os Manifestos do Surrealismo, de Breton, a História da Sexualidade, de Foucault, bem como obras de Sade, Reinaldo Arenas, Jabès, Victor Segalen, Flaubert, Fernando Savater, Perec, Camilo Jose Cela, Sartre, Pedro Almodovar, Bataille, Gabriel Garcia Marquez, Lautréamont, Alejo Carpentier, Prévert, Juan Carlos Onetti, Kristeva, Mario Vargas Llosa, etc.

A sua obra poética, igualmente extensa, foi coligida em Tábua das Matérias (1991), que lhe valeu o "Prémio da Crítica" e o "Grande Prémio Inapa de Poesia". À margem de escolas e movimentos, a sua poesia afirma-se como das mais cultas e inovadoras surgidas a partir da segunda metade dos anos 50. É comendador da Ordem del Merito Civil (Espanha), e oficial da Ordre National du Mérite (França). Representou Portugal em inúmeros congressos e encontros de escritores, fez parte da primeira direcção da Associação Portuguesa de Escritores (1973-75), e foi presidente do PEN Clube (1987-90). Os seus poemas estão traduzidos e publicados em vários idiomas e países. Encontra-se representado em todas as antologias de poesia organizadas em Portugal nos últimos trinta anos. *

*informação retirada da página de autores do IPLB




Bibliografia



2 comentários:

Anónimo disse...

em que dia será convidado este escritor à biblioteca de oeiras? é necessário fazer inscição?

Rui Landeiro Godinho disse...

Caro João Teixeira,

Pedro Tamen estará na Biblioteca Municipal de Oeiras, dia 22 de Março às 21.30. Não precisa de de se inscrever, basta aparecer.