segunda-feira, 12 de março de 2007

A Jangada de Pedra

Autor: José Saramago

Sei que é um cliché mas este é um dos livros da minha vida - pelo insólito da história, pela riqueza das relações humanas, pela símbologia, pelas dúvidas e incertezas que levanta. Um livro para ler e pensar.
Nas ilucidativas palavras da editora "Na sequência de um abalo de terra que nenhum sismógrafo registou, uma fenda enorme aparece na crosta terrestre ao longo da fronteira entre Espanha e França. Aos poucos, a Península Ibérica parte à deriva, como uma Jangada de Pedra... Joana Carda, traça no solo uma linha que não se apaga; Joaquim Sassa lança à água uma pedra enorme, desafiando a gravidade; José Anaiço é acompanhado para todo o lado por um bando de estorninhos; num canto perdido de Espanha, Pedro Orce é o único que sente a terra a tremer e da mão de Maria Guavaira escapa-se um novelo que não mais termina... Todos estes acontecimentos, à volta da Jangada de Pedra, parecem ter apenas uma finalidade: fazer com que estas pessoas se encontrem, desvendando pelo caminho inesperados enigmas."

Bruno Duarte Eiras, 29 anos, bibliotecário
entrada nº 0040



E se a Península Ibérica decidisse partir em direcção ao Atlântico? Partindo deste pressuposto José Saramago constrói uma viagem pelos nossos medos e inquietações mais profundos. Se o país estivesse noutro lugar seríamos, também nós, outros? Será esse lugar melhor? Uma viagem sem rumo e sem destino que ninguémcontrola. Saramago exercita a nossa imaginação de uma forma exemplar. A pontuação é a própria do autor mas tudo se supera com a vivacidade da escrita.

Deodato Sousa, 63 anos, reformado

ver este título no catálogo da biblioteca

entrada nº 0008

Sem comentários: