sábado, 21 de março de 2009

Pedro Leitão na Biblioteca Municipal de Oeiras





O lançamento do livro O Superleitão cor de laranja foi o mote para a presença de Pedro Leitão em quatro sessões de animação à leitura durante esta semana no Espaço Infantil da BMO.

Os participantes começaram por ver a exposição de originais, esboços finais e rascunhos do livro e em seguida o ilustrador apresentou os seus livros da série As aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho através da projecção de imagens e da leitura animada das suas histórias.
As aventuras conseguiram de tal forma cativar as crianças que durante duas horas as ouviram muito atentamente e em vez de contar duas como estava inicialmente previsto, a pedido dos participantes, Pedro Leitão acabou por contar quatro.

Começou por A viagem no carro encarnado na qual os dois heróis encontram dois monstros marinhos, o Loquenesse e a Esmeralda, percorrem um arco-íris no fim do qual há um pote de sopa luminosa feita pela cozinheira Emília-aos- quadrados e por fim apanham boleia no carrinho dos gelados do Ricardo-às riscas.
Na segunda história nasce o filho dos dois protagonistas, o Leitão Azul, e enquanto espera que o chamem para assistir as nascimento, o pai Zé Leitão vai sonhar com as mais mirabolantes aventuras, nas quais de vai transformar em baleia, planador, balão e mealheiro.
Com mais um membro na família A praia da rocha amarela leva os três numa viagem às praias do sudoeste onde encontram um macaquinho de imitação, os reis do castelo de areia, um contador de histórias que tem um barco-cama, onde o pequeno leitão dorme a sesta, um bonecreiro e os monstros cantores do surf.
Na última aventura, o Leitão Azul ganha um fato de Superleitão cor de laranja e com os pais vai viver as mais belas histórias de encantar e conhecer o Pinóquio, Rapunzel, o dragão, Bela Adormecida, Príncipe Negro, Guilherme Tell, Capuchinho Vermelho e muitos outros heróis que povoam o imaginário das crianças.

No final houve ainda tempo para o ilustrador desenhar as três personagens e dar autógrafos.

Sem comentários: