segunda-feira, 9 de março de 2009

Abrindo o caminho de Darwin: do tempo bíblico ao tempo profundo

Clara Pinto Correia é a convidada da próxima sessão do 4ª ciclo das “Conversas na Aldeia Global”, iniciativa que tem lugar no dia 12 de Março, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.
O 4º Ciclo de "Conversas na Aldeia Global", decorre em pleno ano das celebrações de Galileu e Darwin, é dedicado à temática "Do Mundo Fechado ao Universo Infinito" e promove questões científicas, filosóficas e teológicas, suscitadas no âmbito do duplo centenário de Darwin - nascimento em 1809 e publicação de “A Origem das Espécies” em 1859 -, das comemorações do “Ano Internacional da Astronomia”, e ainda do “Ano Internacional da Biologia” – em 1809 foi publicada a “Filosofia Zoológica”, o livro em que Jean-Baptiste Lamarck apresentou sua teoria da evolução.
Neste debate, em que o tema central é Abrindo o caminho de Darwin: Do tempo bíblico ao tempo profundo, Clara Pinto Correia propõe-se dar a conhecer a Evolução antes de Darwin e as principais influências de vários outros investigadores seus precursores e contemporâneos.
Até chegarmos a Darwin, o estudo da Natureza teve que percorrer um longo caminho, não isento de polémicas que, no seu tempo, se apoiavam em crenças consideradas como verdades absolutas. Do tempo bíblico ao tempo profundo, reportando aos importantes contributos com origem na Geologia, particularmente de teorias que estimavam que a Terra seria muito mais antiga do que até então se admitia, e da descrição de formas fósseis muito diferentes das espécies actuais. Novas teses que remetem para novas formas de interpretação da Bíblia e do seu relato da Criação.
Doutorada em Biologia do Desenvolvimento e com diversos artigos técnicos relevantes sobre o tema, Clara Pinto Correia prosseguiu uma carreira universitária e de investigação no domínio da Embriologia no Instituto Gulbenkian de Ciência e nos Estados Unidos da América (Buffalo e Universidade de Harvard). É actualmente Professora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no Departamento de Ciências Naturais e Biológicas, em Lisboa. É também escritora, com mais de trinta títulos publicados, incluindo ficção, literatura infantil, ensaios, crónicas, divulgação científica e estudos de história da Ciência. Dirige para a editora Relógio d'Água a colecção "Mosaicos da Ciência''.
Esperamos por si em mais uma conversa moderada pelo jornalista Vasco Trigo.

Sem comentários: