sexta-feira, 30 de maio de 2008

Manuela Barreto Nunes

Nenhum Encontro ficaria completo sem a presença de um relator. Quem esteve presente, em 2007, no II Oeiras a Ler sabe do que falamos (a súmula coligida por José Afonso Furtado foi extraordinária, nomeadamente no que à pertinência das conclusões diz respeito).

Este ano caberá esse papel a Manuela Barreto Nunes, nome bem conhecido no panorama biblioteconómico. Professora auxiliar na Universidade Portucalense, onde coordena o Curso de Especialização em Ciências Documentais, doutorou-se em Documentação pela Universidade de Granada em 2003, com a tese El medio es el servicio: sitios Web de Bibliotecas Públicas en Portugal y España. Detém Pós-graduação em Ciências Documentais – Variante Bibliotecas e Centros de Documentação -, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1991), e licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1985). Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 1999 e 2002, colabora com o Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, leccionando as disciplinas de Metodologias em Ciências da Informação da Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação e Recursos de Informação, do Mestrado em Gestão da Informação. É membro do Conselho de Direcção e do Conselho Científico da Revista In’Cid, editada pela Universidade Portucalense. Por convite do gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares/Ministério da Educação, foi comissária para a programação da 35th Annual Conference of the International Association of School Librarianship (IASL), que decorreu em Lisboa em 2006. Foi bibliotecária, responsável pelas Bibliotecas Municipais de Vila Nova de Famalicão (1990-1994) e Vila Verde, onde também dirigiu o Arquivo Municipal (1995-1999). É sócia da BAD e foi fundadora, membro da direcção e presidente da Bibliomédia – Associação de Bibliotecas para a Cooperação. Foi membro conselho directivo e presidente da ASPA – Associação para o Estudo, Defesa e Divulgação do Património Cultural e Natural.
Uma personalidade de relevo no panorama das bibliotecas nacionais e que, concerteza, em muito contribuirá para o sucesso deste III Encontro Oeiras a Ler - A Promoção da Leitura para os Públicos Jovens e o Papel da Biblioteca Pública.
Contamos com a sua presença, dias 29 e 30 de Maio!
Para mais informações ou inscrições poderão contactar Sofia Pinto via email (sofia.pinto@cm-oeiras.pt) ou telefone (214118973).
foto aqui

Sem comentários: