segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dia Internacional de Museus

Os museus e palácios do Instituto dos Museus e da Conservação celebram no próximo dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, subordinado ao tema “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”.
O ICOM – Conselho Internacional de Museus - propõe que os museus reflictam sobre o seu papel social e ético na comunidade, e sugere que desenvolvam parcerias com as organizações e promovam o diálogo nas questões sociais e culturais. As comemorações vão ter lugar um pouco por todo o país, e vão de encontro a todo o tipo de público. Exposições, visitas guiadas, concertos, peças de teatro, filmes, gastronomia, ateliês e outras actividades, são algumas das muitas propostas que os museus e palácios têm para oferecer com entrada gratuita.
A Noite dos Museus vai decorrer em 17 de Maio (Sábado) e constitui um desafio lançado aos museus para criar novos públicos através de programações concebidas para o efeito, visitas guiadas à noite, concertos, dormir no museu.
Além dos museus e palácios dependentes do IMC, também os restantes museus integrados na Rede Portuguesa de Museus se associam às celebrações de 17 e 18 de Maio, com a promoção de um programa muito expressivo que inclui 348 actividades no total dos 52 museus envolvidos.
Para os museus de Lisboa uma novidade deste ano é a Rota dos Museus, que resulta de uma parceria do IMC com a Carris e que se concretiza na disponibilização de 2 autocarros que farão o percurso Saldanha – Palácio da Ajuda, passando por vários museus, devidamente assinalados no percurso.
A viagem terá a duração de 60 mn e terá lugar no dia 17 de Maio das 9h00 às 24h00 e no dia 18 de Maio das 10h00 às 18h00.
No dia 17 de Maio, os museus e palácios dependentes do IMC em Lisboa oferecem entrada gratuita aos portadores de títulos de transporte válido na Carris.
Consulte a agenda de actividades do Dia Internacional de Museus e Noite de Museus. A partir da próxima semana estará mais informação disponível no Portal do IMC www.imc-ip.pt.

Sem comentários: