quinta-feira, 15 de maio de 2008

Wikimania 2008


A Wikimania é a conferência que reúne anualmente "wikimaníacos" dos vários cantos do mundo. A Fundação Wikimedia realiza este ano a sua quarta edição, uma organização sem fins lucrativos responsável por projectos de conteúdo livre, como a Wikipedia (a famosa enciclopédia online que pode ser editada pelos utilizadores), a Wikimedia Commons (base online de ficheiros multimédia) ou a Wikilivros (base de dados de livros e textos).
A Wikimania 2008 acontecerá no Egipto, entre os dias 17 e 19 de Julho, na Biblioteca de Alexandria. No programa da conferência, ainda em planeamento, vão ser incluídos debates, workshops e posters sobre software de código aberto e várias iniciativas colaborativas que visam tornar o conhecimento generalizado e de acesso gratuito.
Dos projectos wiki o mais conhecido é a Wikipedia, na qual a versão em língua portuguesa conta com mais de 378.000 artigos publicados.
No entanto, o espaço wiki não é perfeito, para além de vulnerável a ataques informáticos, apresenta alguns problemas em termos de conteúdo. Questões como a falta de fiabilidade, quer devido às intervenções de pessoas com intenções maldosas como de participantes inexperientes; os insultos entre utilizadores e ainda, a falta de um método eficaz que avalie a credibilidade dos editores, são situações a ter em conta na consulta deste ambiente digital e que também vão ser discutidos pelos participantes na Wikimania 2008.
Não obstante estas condicionantes, a Wikipédia não deixa de ser uma ferramenta muito superior em potencialidades, ainda que falível, a qualquer fonte de conhecimento que possamos ter tido no passado. Estão abertas as inscrições on-line para a Wikimania.

Wikimania 2008: Alexandria, Egypt.

Sem comentários: