sábado, 17 de maio de 2008

Ana Zanatti na Sala Infantil da Biblioteca Municipal de Carnaxide

No passado dia 14, as vinte e quatro crianças da turma de 3º ano da Professora Anabela Gomes, frequentadoras assíduas da nossa sala infantil, visitaram-nos novamente, desta vez para um encontro com Ana Zanatti, autora de “O Povo-Luz e os Homens-Sombra”. Já conhecedoras desta obra, as crianças mostraram-se no entanto bastante curiosas quanto à personagem que se lhes deparou, desta vez como escritora e não como actriz, imagem à qual mais frequentemente é associada.

Perante os seus olhares atentos e perscrutadores, Ana Zanatti falou da sua obra e saciou a curiosidade de todos os que a interrogaram. “Porque é que escolheu ser escritora?”, “Qual é a sensação de escrever?”, “Quanto tempo demora a escrever um livro?”, ”Escreve mais para adultos ou para crianças?”, foram algumas das primeiras perguntas feitas à autora. Questionada sobre “qual o seu livro preferido”, Ana Zanatti explica às crianças que a resposta se assemelha à de um pai ou uma mãe quando interrogados sobre o seu filho favorito - cada um deles é único. Interpelada quanto à fama, a autora explica convictamente que o facto de se ter fama por si só não é de todo relevante, mas que para ela é importante que a conheçam e que gostem dela; que esse é o lado bom da fama: “posso ter mais pessoas que gostem de mim e do que eu faço”. “Orgulha-se de ser escritora?” perguntam-lhe ainda; “tenho prazer em ser escritora; se gostarem do que eu escrevo é natural que sinta orgulho naquilo que faço”, diz Ana Zanatti. Estabelece então um acordo com as crianças, pedindo-lhes para lhe prometerem que, no futuro, irão escolher fazer algo que gostem realmente muito de fazer: “é um pacto entre nós, que eu quero que nunca mais esqueçam”.

Mais especificamente relacionadas com a sua obra, surgiram então questões como “Porque é que os Homens-Sombra têm uma nuvem na cabeça?”, “Porque é que escolheu uma ‘romã’ como personagem?”; é então que a autora expõe o âmago do I livro desta trilogia - ‘O Segredo da Romã’: em oposição à escura nuvem que tapa o sol e paira sobre tudo o que é contaminado pelos Homens-Sombra, “homens infelizes, de coração queimado, ressequido, duro e escuro como as pedras que traziam nas mãos”, surge a palavra mágica e reveladora da solução para a vitória da Luz sobre as Trevas: “experimenta dizer o nome da Romã ao contrário! O Mocho pensou…pensou… Todos pensaram… pensaram…. – A…Mo…AMOR!! Ao som da palavra mágica, baixou sobre a cabeça de cada um dos presentes uma ínfima estrela. Tão ínfima que ninguém a viu. (…). Segundos depois, todos os seres da terra do Povo-Luz se sentiram renascer (…)”; “Os sentimentos de Amor fazem-nos sentir felizes”, afirma Ana Zanatti.

E…uma nova ‘viagem por entre linhas’ ficou prometida: “encontramo-nos mais tarde para “A Grande Travessia !”
Ficamos então a aguardar o 3º livro da trilogia “O Povo-Luz e os Homens-Sombra”, com a certeza de, mais uma vez, nos deleitarmos!
Até breve Ana!

Sem comentários: