terça-feira, 17 de maio de 2011

Educação ou Barbárie



Guilherme d'Oliveira Martins, o convidado da quinta sessão das Conversas na Aldeia Global que terá lugar quinta-feira, 26 de Maio (Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras), defende na sua obra "Educação ou Barbárie?", publicada em 1998, que no sistema educativo "é o presente e o futuro que estão em causa".

O autor apelava à mobilização de vontades e energias, que optem por soluções de qualidade, que passa nomeadamente pelo estudo dos clássicos, de forma a que estes não sejam esquecidos, da importância da História e da lusofonia, passando ainda pelas exigências da construção europeia. O livro revela, enfim, as exigências dos combates contra aquilo que muito justamente é apelidada da "tirania da indiferença e do utilitarismo", o que passa pelo rigor e humanidade na Educação, práticas que infelizmente não se verificam muito generalizadas.

Guilherme d'Oliveira Martins foi Ministro da Educação, da Presidência e das Finanças. Actualmente é presidente do Tribunal de Contas, do Conselho de Prevenção da Corrupção e do Centro Nacional de Cultura. Contamos consigo em mais uma sessão moderada por Vasco Trigo.







Sem comentários: