sábado, 26 de julho de 2008

Está no ar Ciência Viva TV

Desde sexta-feira, 25 de Julho, 10h00: está no ar Ciência Viva TV, o novo canal online de divulgação da ciência e da tecnologia da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, desenvolvido em colaboração com o Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Universidade Nova de Lisboa e a FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional.
A partir de ontem, o endereço www.cvtv.pt passa a ser um ponto de paragem obrigatório para todos os cibernautas com interesse nas áreas da ciência e da tecnologia. Reportagens, entrevistas, vídeos temáticos e notícias científicas irão preencher a programação deste novo meio de comunicação online, disponível 24 horas por dia.
Uma equipa de jornalistas profissionais assegurará o dinamismo do canal, que pretende dar voz e promover o debate entre cientistas, divulgar novos projectos de investigação e dar a conhecer as novas gerações de cientistas nacionais.
No site www.cvtv.pt será possível fazer upload de conteúdos, assistir a experiências científicas, ver a ciência em imagens, aprofundar conceitos no espaço reservado ao dicionário da ciência e pesquisar vídeos por áreas científicas. E porque a ciência também se pode trazer no bolso, os cibernautas vão poder descarregar para o seu telemóvel podcasts sobre alguns temas de ciência, com instruções práticas sobre turismo científico, observação do céu nocturno e outros.
Para o nono aniversário do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, o CVTV preparou uma emissão especial (que esteve no ar entre as 10h00 e as 18h00) que inclui reportagens em directo com os visitantes, vídeos sobre as missões a Marte, peças sobre os mitos científicos mais comuns e a transmissão de uma mesa-redonda sobre cozinha molecular que terá lugar hoje no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.
O CVTV é um projecto que abrange toda a Rede de Centros Ciência Viva, que neste momento conta com 17 centros em todo o território nacional.

Sem comentários: