terça-feira, 3 de junho de 2008

VII PRÉMIO NACIONAL DE CONTO MANUEL DA FONSECA

De periodicidade bienal, este ano ocorre a 7.ª edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, quando se assinalam os 50 anos da 1.ª edição da obra de Manuel da Fonseca, “Seara de Vento”. O concurso decorre até 7 de Julho.

Tendo como principal objectivo recordar o escritor seu patrono, contribuindo para a divulgação da sua obra e criando oportunidades a novos escritores, o Prémio, desde a sua instituição pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém em 1995 até ao presente, tem vindo a registar e a manter um interesse de participação e reconhecimento nacional. Atestam-se o número de concorrentes, a qualidade das obras, a idoneidade do júri e a projecção que inclusive quer o Primeiro Premiado quer as Menções Honrosas têm no panorama nacional. Recorde-se Margarida Fonseca Santos, premiada da 1ª edição, que após o prémio já publicou várias outras obras, Nuno Figueiredo (Menção Honrosa da 1ª Edição), a premiada da 2ª Edição Maria Isabel Moura, na da 3.ª edição a premiada Teresa Mascarenhas, a Menção Honrosa Ana Eduarda Morais Santos, na 4.ª edição Isabel Ferreira da Silva, na 5.ª edição José Hugo Santos e na 6.ª edição Dora Nunes Gago. O conteúdo temático das obras apresentadas a concurso é livre. São admitidas colectâneas de contos inéditos, redigidas em Português. O prémio é atribuído por um júri de 3 elementos convidados pela Câmara Municipal. Ao autor da obra premiada será atribuído um prémio pecuniário de 5.000€. A decisão do júri é tornada pública através de órgãos de comunicação social, entre 15 e 30 de Setembro.


A Câmara Municipal efectuará diligências junto de editoras, no sentido de que a obra premiada venha a ser editada. Para obter o Regulamento pode contactar a Divisão Sociocultural da Câmara Municipal de Santiago do Cacém ou através na internet em http://www.cm-santiago-do-cacem.pt/.

Fonte: Revista/Jornal Alentejo Litoral on-line;


Sem comentários: