quarta-feira, 11 de junho de 2008

As Comunicações


Passado que está o III Encontro Oeira a Ler – A Promoção da Leitura para os Públicos Jovens e o Papel da Biblioteca Pública, aqui se deixam as comunicações dos oradores Max Butlen, Lorenzo Soto, Christian Schmitz, Jonathan Douglas e as “Conclusões/Recomendações” de Manuela Barreto Nunes. Infelizmente, constrangimentos técnicos impedem a disponibilização das apresentações de Paula Brehm-Heeger e de Michele Gorman (mas continuaremos a tentar). José Soares Neves não apresentou comunicação em formato digital.

Quanto aos textos completos sobre cada exposição, serão publicados nos Cadernos Oeiras a Ler. O seu lançamento será oportunamente divulgado neste blog.

1 comentário:

Sérgio Mangas disse...

As recomendações/conclusões da Manuela Barreto Nunes acertam em cheio. Simples, directas e criativas. Andamos um pouco perdidos, presos a paradigmas biblioteconómicos que estão moribundos. Mas isso não é desculpa... Chegou a hora das bibliotecas públicas serem de factos úteis à comunidade, de serem instrumentos de combate à exclusão social e de promoção da cidadania. Chegou a hora das públicas responderem a estas perguntas, sob pena de servirem sempre os mesmos.
Aqui vai:
Porque os bibliotecários portugueses não fazem atendimento ao público?
Porque os emigrantes, os negros, os idosos, as donas de casa, os analfabetos, os pobres, os sem abrigo, os ciganos não frequentam as bibliotecas públicas portuguesas?
Porque os bibliotecários portugueses não se manifestam?
Porque não se faz investigação em biblioteconomia em Portugal?
Porque não existem serviços de informação à comunidade nas bibliotecas públicas portuguesas?
Porque são sempre os mesmos a participar nos encontros, colóquios, congressos, etc.?
Porque a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas em Portugal não é uma rede?

Um bem haja aqueles, incluindo os bibliotecários, que acreditam que não podemos deixar o mundo como o encontrámos.

Sérgio Mangas