terça-feira, 3 de junho de 2008

Parque de Ciência e Tecnologia

O presidente da comissão executiva do Taguspark – Parque de Ciência e Tecnologia (PCT), Américo Thomati, convidado da última sessão da "Aldeia Global", falou-nos do conceito e dos objectivos traçados para o desenvolvimento, promoção e gestão do PCT. Explicou que este parque, com uma área de 200 hectares, foi criado por iniciativa governamental em 1992, fazendo parte de um projecto integrado de 360 hectares.
De gestão privada, objectivos de consolidação bem claros e resultados visivelmente positivos face ao modelo adoptado para a sua prática, o Taguspark segue a estratégia de favorecer o aumento da competitividade no sector de base tecnológica, acolhendo a instalação de empresas cujo objecto social se integre num cluster já em funcionamento. Além dos vários núcleos existentes de ligação à ciência, às novas tecnologias, serviços, universidades e muitos outros, a possibilidade de incluir novos clusters está ainda longe de ser esgotada. A administração revela abertura para agregar novas áreas de especialização, como a saúde ou a biotecnologia.
No PCT funciona também o serviço de incubadora de empresas que, na vertente de “incubadora tecnológica”, tem a finalidade de apoiar a instalação de empresas que se proponham desenvolver tecnologias ou produtos inovadores decorrentes de processos de investigação e cuja produção e comercialização necessite de apoio na sua fase inicial. O suporte da “incubadora” traduz-se basicamente em proporcionar espaços com serviços integrados e partilhados, nomeadamente redes de energia, telefone, Internet ou apoio administrativo, a custos muito razoáveis e acessíveis que favorecerão a formação e os primeiros passos das empresas acolhidas. Neste contexto, os recém-licenciados podem encontrar no Parque oportunidades de emprego adequadas à sua formação, podendo ser criadas condições de incentivos e facilidades que induzem à implementação de um núcleo de jovens empresários recém-formados, os designados spinn-offs.
Outro aspecto em destaque por Américo Thomati foi a pró-actividade do Tagus quanto à criação de uma cultura de inovação que fomenta a articulação ensino, investigação e mercado laboral. A fim de assegurar a integração do PCT na região, são impulsionadas iniciativas de aproximação junto das populações. Ao envolver a Escola no contacto com novas formas de trabalhar, de observar o quotidiano e de assumir determinadas atitudes, comportamentos e competências, desenvolvem-se distintas acções junto das populações, como é disso bom exemplo a recente experiência de promoção do empreendorismo júnior em áreas da ciência e tecnologia, realizada nos dias 23 e 24 de Maio, com o “Desafio Empresa 24 - Tua Empresa num Dia”.

A próxima sessão vem colocar em destaque mais uma entidade de I&D com sede no concelho de Oeiras: a Google Portugal.

Na noite de 19 de Junho, Paulo Barreto virá apresentar-nos a estratégia desta empresa em Portugal, convidando-nos a conhecer um pouco mais da pesquisa, produtos, aplicações e tendências locais para “mudar as regras do negócio e revolucionar a cultura”. Participe na conversa e... sinta-se com sorte!

Sem comentários: