segunda-feira, 9 de abril de 2007

Era uma vez uma noite de Pijama às Letras…







Foi no dia 30 de Março, numa noite de Primavera, que pela primeira vez se realizou o Pijama às Letras na Biblioteca de Algés.

Uma noite de e para encantar. Afinal, foi pensada para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil.

E lá estava o Palácio Ribamar, iluminado pelas luzes da Biblioteca acesas naquela noite. E foi sem pompa mas com muita alegria pela circunstância que as famílias foram subindo a escadaria do palácio e entrando na biblioteca, mais viva do que nunca pelas cores dos balões e dos muitos livros espalhados pelo atelier improvisado na Sala Multimédia. No chão, o rectângulo de papel de cenário ia ganhando formas e cores pelas mãos de muitos meninos que enchiam a sala.

Depois foi a vez do espectáculo de teatro. A Stella e o Simão, personagens saídos dos livros de Marie-Louise Gay, estavam ali, deitados numa linda e alta cama ferro no meio da Sala de Leitura. Antes de chegar o sono, os dois irmãos vivem muitas aventuras e viajam ao sabor das perguntas do Simão e da imaginação da Stella por debaixo das ondas do mar, no meio da floresta e entre flocos de neve sem sair do seu quarto, que é, afinal, do tamanho do mundo que os dois fantasiam. Do lado de cá do palco, os olhares seguem-nos atentos e são de espanto, de riso, de alegria, também de ternura por aquele universo tão familiar, tão de brincar.

Quando termina a peça, rompem as palmas. Muitas e calorosas. Todos são convidados a participar da festa de Parabéns a H.C. Andersen. A Stella e o Simão também. Um coro de vozes canta os Parabéns ao autor de muitas das mais belas histórias para crianças. São já muitos anos a encantar os meninos de todo o mundo… Distribuem-se fatias do bolo. Comenta-se a peça, alguns perguntam-se como será a seguir, quase todos querem falar com a Stella e o Simão.

Para quem fica a dormir, está na hora de subir ao sótão e preparar os pijamas. Uma por uma, as famílias são chamadas e entram na Sala Infantil com os sacos-cama e o título de uma história, a pista que devem seguir para saber onde pernoitar. Quando todos estão bem instalados e alguns já lêem os livros deixados em cima das camas, eis que surge a Lia, uma menina também de pijama e já cheia de sono que adormece e tem um sonho misterioso. Viaja por vários países e em cada um deles recebe uma pista para encontrar um tesouro que quanto mais se gasta mais rico se fica. Com a ajuda de todos os meninos, a Lia consegue descobrir que esse tesouro é o livro, são os livros.

E é com os livros e no meio dos livros, na companhia de um ou outro peluche, de uma boneca, que todos adormecem.

No dia 31, o amanhecer foi diferente. Uma manhã de Primavera porque o sol espreitava pelas janelinhas do sótão mas, e sobretudo, porque todos acordaram com flores nos sorrisos.

“Eu gostei muito de dormir aqui!”, escreveu a Madalena.
“Parabéns a Andersen e à Biblioteca de Algés!”, deixou escrito o André.
“Adorei! Queria repetir para o ano!”, escreveram a Teresa, a Catarina e o Tomás.

“Uma verdadeira noite de fantasia! Que haja mais!”, foi a mensagem da Myriam e do pai

E nós ficámos também com flores no olhar.
Até para o ano!

Sem comentários: