quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A Ciência Não Morde

O 3º Ciclo de Conversas muda de referencial, desta feita propondo temas que reflectem a importância da ciência na nossa cultura e fazendo sobressair alguns dos principais marcos de influência da ciência sobre a evolução da humanidade, contribuindo para reduzir barreiras entre o conhecimento científico e artístico ou literário, tornando-a desta forma, mais apelativa e mais próxima de todos nós.

Não podendo deixar de nos associar às comemorações dos 200 anos do nascimento de Darwin e dos 150 anos da publicação da sua obra “A Origem das Espécies”, convidamo-lo a participar neste grupo de debates centrados em questões científicas e epistemológicas, sobretudo porque… A Ciência não morde!
Neste contexto, e a pretexto do significativo aumento da publicação de livros e proliferar de meios de comunicação e divulgação científica, convidamos para a 1ª sessão de conversas dois grandes vultos da ciência no nosso país, Nuno Crato e Carlos Fiolhais, para uma retrospectiva sobre as obras mais influentes na História da Ciência.
Nuno Crato venceu recentemente o Prémio European Science Awards, com o segundo lugar na categoria de Science Communicator of the Year. Carlos Fiolhais, de entre várias valências, é autor de um conjunto de obras de divulgação científica, detém o recorde Português de Citações Científicas, e é Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde tem concretizado vários projectos relativos ao livro e à cultura.
As conversas mantêm a colaboração do jornalista da RTP Vasco Trigo no papel de moderador e dinamizador, dando corpo à ideia de que, afinal, é fácil abrir as fronteiras da ciência e da tecnologia se olharmos para a “Aldeia Global” como um espaço de debate, onde o público tem voz e sempre um lugar reservado.
Programa:

25 SET (QUI) - 21H30
Os Livros Que Mudaram a Ciência
Nuno Crato (Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica Lisboa)
Carlos Fiolhais (Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Coimbra)

23 OUT (QUI) - 21H30
Evolucionismo vs Criacionismo
Ludwig Krippahl (Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Nova Lisboa)
Jónatas Machado (Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra)

20 NOV (QUI) - 21H30
Interacções Arte e Ciência
João Caraça (Serviço Ciência da Fundação Gulbenkian)
Olga Pombo (Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa)

11 DEZ (QUI) - 21H30
Os Ossos da Evolução

Eugénia Cunha (Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade de Coimbra)
Palmira F. Silva (Dep. de Engenharia Química Biológica, Instituto Superior Técnico)

Mais informações no folheto divulgativo!
Contactos B.M. Oeiras:
21.440.63.37
21.440.63.40

Sem comentários: