terça-feira, 8 de abril de 2008

Pijama às Letras na Biblioteca Municipal de Algés

Foi uma noite especial – assim são as noites do Pijama… – mas dizemo-lo e repetimo-lo porque esteve connosco a escritora Matilde Rosa Araújo, a quem quisemos prestar homenagem neste dia do livro para a infância, que é também um dia de festa. E a Matilde guarda da infância esse olhar transparente e vivo e uma imensa ternura que transborda nos pequenos gestos e num sorriso aberto ao mundo…


Chegou ela e chegaram as crianças. E as mães, os pais e avós, os amigos. E todos receberam um colar enfeitado com as ilustrações do livro “Anjos de Pijama”, que a Matilde escreveu e a Maria Keil ilustrou. A Biblioteca estava enfeitada de meninos sonhadores, borboletas e flores, caracóis e joaninhas, pássaros, gatos e cães… No chão, nas paredes, pendurados nas escadas, personagens de um universo de luz e cor, inocência e alegria.
E foi de sorriso aberto que todos entraram para a sala de leitura para assistir à peça de teatro Histórias de Muitas Coisas. E o Sr. Olimpo, personagem principal (quase única, não fora a D. Ernestina, que não se via mas ouvia…) sabia, de facto muitas histórias e de muitas coisas mas… era tão picuinhas, tão cheio de manias que dava vontade de rir e também de o ajudar e ainda de o abanar.




Depois foi a festa do bolo. Apagaram-se as luzes, acenderam-se as velas, afinaram-se as vozes e… todos cantaram os Parabéns a Andersen e à Matilde Rosa Aráujo, pela importância da sua obra literária, que marcou e continua a marcar gerações de crianças.
E, antes de adormecer, quando já todos estavam de pijama, eis que chega uma última surpresa. A Ana Mourato veio para nos contar a história de um urso pequenino que não conseguia dormir porque tinha medo do escuro. O urso grande levou uma lanterna pequenina para o quarto do pequeno urso mas... nada. Experimentou uma lanterna média, depois uma grande lanterna. E nada… O urso pequeno não adormecia… Então, o urso grande pegou no pequeno urso e começou a contar-lhe as coisas bonitas da noite: as estrelas, os sonhos, o silêncio, a lua… e o pequeno urso adormeceu...

E, embalados pelas coisas bonitas da noite, também nós adormecemos e quando acordámos ainda tínhamos ao lado a nossa estrela dourada…


Até para o ano!

Sem comentários: