sexta-feira, 4 de abril de 2008

Conversas na Aldeia Global com Luis Paulo Rebelo

A globalização mudou os nosso hábitos, gostos, expectativas e está, inevitavelmente, a mudar a forma como se faz e como se vende ciência.
Neste contexto, realiza-se na próxima 5ª feira dia 10, pelas 21h30, a sessão de “Conversas na Aldeia Global” subordinada ao tema "Mitos e Monstros", com a participação de Luís Paulo Rebelo, Professor Associado e sub-director do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB).
O investigador Luís Paulo Rebelo coordena o Laboratório de Termodinâmica Molecular e, nos últimos anos, tem contribuído para o desenvolvimento de novas áreas de investigação que vão desde a concepção e utilização de novos químicos mais amigos do ambiente, passando pela manipulação de microrganismos para a produção de moléculas.
Com o estudo intitulado «A Destilação e Volatilidade dos Líquidos Iónicos», em destaque na revista de divulgação científica "Nature", provou ser possível evaporar os sais líquidos e passá-los para o estado gasoso sem que estes se degradassem, transformando-os em possíveis solventes "verdes" e não poluentes.
O ITQB, Instituto do Ministério da Agricultura que ocupa desde 2006 um edifício junto à Estação Agronómica Nacional, é a instituição de Investigação & Desenvolvimento em destaque em mais uma conversa dedicada à "Ciência & Tecnologia em Oeiras".
Contamos consigo para mais uma conversa moderada por Vasco Trigo, jornalista RTP, num diálogo que pretende dar corpo à ideia de que, afinal, é fácil abrir as fronteiras da ciência e da tecnologia se olharmos para a “Aldeia Global” como um espaço de debate onde o público tem voz e sempre um lugar reservado.
Mais informações sobre o Investigador:

Sem comentários: