segunda-feira, 3 de março de 2008

O Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Carnaxide convida…

O Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Carnaxide escolheu para o mês de Março o livro POEMAS DA VIDA, do autor Marques Farinha.
As sessões, a realizar em 4 e 11 de Março, pelas 19h, vão ser enriquecidas com a presença do autor.
Recordo o poema,

SOU O PROFETA

“Eu sou o Profeta
Dos tempos que hão-de vir.
Sou a voz de Abraão
De Isaac e de Jacob.

Sou a voz de Cristo e de Maomé
Sou Pompeia e o Vesúvio
Sou a sombra do Dilúvio
E da Arca de Noé.

Sou a Trombeta
Na voz dos tempos
Sem Profeta.

Sou a voz e a trombeta
Que há-de ressoar
No ouvido dos mortos a ressuscitar.

Sou o relâmpago
Que há-de brilhar
Na escuridão final.

Sou a voz e a trombeta
De todos
No Juízo Final!

Sei que sou
E serei a voz a retumbar
Pela Eternidade sem fim.

Sou a voz do Profeta
Que há dentro de mim!”

Apesar dos Grupos de Leitores serem uma actividade limitada a 15 pessoas, que duas vez por mês conversam, de uma forma informal, sobre um livro previamente escolhido, vimos convidá-lo a juntar-se a nós, numa mesa mais alargada, para conhecer melhor ou ficar a conhecer o autor Marques Farinha.
Destacamos a apresentação do livro que o jornal O DIA, de 22 de Maio de 1991, fez na sua página de Cultura e Espectáculos:
“Autodefinindo-se como a «Síntese entre o Torga e o Régio», Marques Farinha dá à estampa os seus «Poemas da Vida» como mostra viva do que é o português gerado em plena guerra e que teve por origem a montanha, balizado entre a vida terrestre e a dimensão divina.
Estes «Poemas da Vida» são o retrato de um homem que, abrindo a sua obra com um Poema intitulado «Eu Sou Louco», mesmo assim afirma que a sua loucura é «a procura do carreiro definido que a formiga segue sempre sem perder o sentido». Um sentido indelével e marcado pela afirmação de quem «se habituou a amar o Criador do Universo e os homens, quando são Homens».

Para a sessão de 11 de Março, e atendendo a que, se comemora a 21 de Março o Dia Mundial da Poesia, convidamos, quem quiser a juntar-se a nós, para a leitura do poema que considera favorito do livro POEMAS DA VIDA.

Sem comentários: