terça-feira, 4 de março de 2008

Infoliteracia: Reestruturação das Acções de Formação

Ao longo dos últimos dois anos, a Câmara Municipal de Oeiras, através das suas Bibliotecas Municipais, desenvolve o Projecto Infoliteracia com a finalidade de promover as literacias de informação nas suas diversas modalidades e junto de públicos distintos. Com base num leque diversificado de acções e serviços, pretende-se promover metodologias que permitam melhorar a capacidade de identificar, pesquisar, seleccionar, avaliar, usar e organizar a informação, com recurso às diferentes fontes disponíveis na biblioteca ou na Web.
Durante este período foram realizadas sessões que abrangeram desde a Pesquisa Básica e Avançada na Web; a Pesquisa no Google: 5 regras básicas; o Blog @ Tardinha; a Pesquisa no Catálogo das BMO e uma acção destinada ao público escolar, No Trilho da Suspeita.
Nesta fase, contamos com cerca de 1.300 participantes e asseguramos a recolha de dados fundamentais e úteis à reestruturação do projecto: desde a identificação e afectação de recursos materiais e humanos, a definição de um método de formação, o estabelecimento do sistema de calendarização, de horários, duração e a adopção de instrumentos de avaliação, a adopção de métodos de gestão de inscrições, de meios de divulgação do projecto e o conhecimento do perfil de participantes mais frequentes e respectivas necessidades de formação.
Durante o mês de Março vamos dar início ao processo de reestruturação das formações Infoliteracia de modo a valorizar a componente de aprendizagem ao longo da vida e a garantir, no cômputo geral das competências, o apoio à obtenção de conhecimentos necessários ao exercício da cidadania activa e eficiente.
A nova oferta de acções de formação procurará abranger a resolução de problemas do quotidiano (desde oficinas dedicadas à utilização eficaz do correio electrónico, a sessões relacionadas com a pesquisa de emprego na Web, compras e negócios na Web, entre outras) assim como o conhecimento e manuseio de ferramentas tecnológicas que permitem a edição e organização de informação (produtos e serviços do Google ou Wikis), enquadrados sempre em casos práticos e ambientes reais direccionados para temas de apoio à cidadania.
O novo modelo a seguir implica a estruturação das acções de formação segundo uma organização modular: Módulo 1 – Acesso à Informação; Módulo 2 – Avaliação de Informação e Módulo 3 – Uso e Organização de Informação, de modo a assegurar a certificação nestas áreas.
Retomaremos brevemente a programação das sessões de Infoliteracia. Fique atento à nossa oferta de novas oportunidades de aprendizagens!

Sem comentários: