domingo, 2 de março de 2008

Mário Cláudio - Prémio Vergílio Ferreira 2008

A atribuição do prémio 2008 foi decidida por unanimidade pelo júri, composto pelos professores universitários José Alberto Gomes Machado (Évora, presidente), José Carlos Seabra Pereira (Coimbra), Isabel Allegro de Magalhães (Nova de Lisboa) e Elisa Nunes Esteves (Évora) e pela jornalista e critica literária Clara Ferreira Alves. A academia de Évora quis homenagear Mário Cláudio como um «nome cimeiro das letras portuguesas« e lembrou que o escritor foi considerado por Vergílio Ferreira «um dos nomes mais promissores da sua geração».
O presidente do júri, em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia, lembrou que o Prémio Vergílio Ferreira é sempre atribuído ao «conjunto da obra de grandes romancistas ou ensaístas» e reafirmou que Mário Cláudio é «um dos nomes cimeiros da literatura portuguesa». O Prémio visa dar projecção e visibilidade às obras de ficção ou ensaio dos autores escolhidos e inclui uma componente pecuniária de cinco mil euros.
Referência da literatura portuguesa, Mário Cláudio é o pseudónimo literário de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nascido a 06 de Novembro de 1941.
A sua carreira literária e a dedicação aos livros não se restringe à escrita, uma vez que, além da licenciatura em Direito (curso iniciado em Lisboa e concluído em Coimbra, em 1966), o escritor portuense possui o Curso de Bibliotecário-Arquivista (Coimbra, 1973).
Nas edições anteriores, o Prémio Vergílio Ferreira foi atribuído a Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Manuel de Aguiar e Silva, Agustina Bessa Luís, Manuel Gusmão, Fernando Guimarães e Vasco Graça Moura.
Mais informações sobre Mário Cláudio em DGLB - Pesquisa de autores



Sem comentários: