Mário Cláudio - Prémio Vergílio Ferreira 2008

O presidente do júri, em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia, lembrou que o Prémio Vergílio Ferreira é sempre atribuído ao «conjunto da obra de grandes romancistas ou ensaístas» e reafirmou que Mário Cláudio é «um dos nomes cimeiros da literatura portuguesa». O Prémio visa dar projecção e visibilidade às obras de ficção ou ensaio dos autores escolhidos e inclui uma componente pecuniária de cinco mil euros.
Referência da literatura portuguesa, Mário Cláudio é o pseudónimo literário de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nascido a 06 de Novembro de 1941.
A sua carreira literária e a dedicação aos livros não se restringe à escrita, uma vez que, além da licenciatura em Direito (curso iniciado em Lisboa e concluído em Coimbra, em 1966), o escritor portuense possui o Curso de Bibliotecário-Arquivista (Coimbra, 1973).
Nas edições anteriores, o Prémio Vergílio Ferreira foi atribuído a Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Manuel de Aguiar e Silva, Agustina Bessa Luís, Manuel Gusmão, Fernando Guimarães e Vasco Graça Moura.
Mais informações sobre Mário Cláudio em DGLB - Pesquisa de autores
Sem comentários:
Enviar um comentário