sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Círculo de Estudos

Círculo de Estudos – Literacia e Cidadania

Dirigido ao público adulto mediador de leitura – educadores de infância, professores, bibliotecários, técnicos de biblioteca, famílias, animadores culturais e contadores –, o projecto «Literacia e Cidadania» tem por objectivo desenvolver acções de formação regulares, especializadas e altamente qualificadas sobre a problemática da leitura, literacia e do acesso à informação, de modo a fomentar uma rede de promotores da leitura no concelho de Oeiras.
O projecto assenta no desenvolvimento de 3 ciclos temáticos de seminários mensais, que abordarão a problemática da literacia por faixas etárias (crianças, jovens e adultos), a decorrer nos próximos três anos na Biblioteca Municipal de Algés, sede do Centro Oeiras a Ler, prevendo-se a realização de um ciclo por ano.

O 1º ciclo arrancará já este mês e versará sobre o tema A Literacia Emergente e a Aprendizagem da Leitura. Será composto por 4 seminários, cada um com uma duração de 6 horas, a decorrer aos sábados, na Biblioteca Municipal de Algés.

Programa:
1º Ciclo – A literacia emergente e a aprendizagem da leitura

24 Fev 10H00 – 17H30 O papel da família no desenvolvimento da literacia emergente
- Teresa Leal, Joana Cadima e Mª José Alves (Universidade do Porto)

24 Mar 10H00 – 17H30 Ler antes de ler
- Ana Cristina Silva (ISPA)

28 Abr 10H00 – 17H30 A literacia da leitura no percurso escolar
- Lucília Salgado (Esc. Sup. de Educação de Coimbra)

12 Mai 10H00 – 17H30 Leitura do mundo - leitura de livros
- Sylviane Rigolet (Terapeuta da Fala)

Congratulamo-nos com a grande adesão e interesse manifestado neste 1º ciclo, o qual esgotou as suas vagas em poucos dias. Esta situação revela tanto a actualidade e importância dos temas escolhidos, como a qualidade e competência dos especialistas convidados.
Com o objectivo de alargar esta formação a todos os interessados que não foram seleccionados devido à falta de vagas, estamos a equacionar a hipótese de repetir este ciclo.

Sem comentários: