segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Blinkx: pesquisa de vídeos na web

Os conteúdos vídeo multiplicam-se na actual rede social e constituem mais de 60 % do tráfego na Internet. Difundidos através de software aplicado no YouTube, MySpace ou em serviços noticiosos (BBC News, CNN, EuroNews, etc.) e páginas de entretenimento (SingingFool, Akimbo, MTV, etc.), acompanham a emergência das tecnologias de suporte, criação, armazenamento e partilha de vídeos na web.

A par deste crescimento persistem algumas dificuldades em pesquisar e localizar os seus conteúdos. Alguns motores de busca generalistas, como o Google, realizam pesquisas pouco satisfatórias, situação que se deve ao facto do mecanismo de pesquisa incidir em informação associada (textos descritivos ao longo da página web, títulos, metadados ou tags e extensões dos ficheiros) e não directamente nos próprios vídeos.
Na tentativa de melhorar este processo, o motor de pesquisa Blinkx vem inovar com a aplicação da tecnologia de reconhecimento e descodificação de discursos, sons e imagens “hidden Markov models”, a designada "contextual search".
Vale a pena conhecer esta ferramenta e as suas potencialidades.
Na interface de entrada (pesquisa simples) é apresentado um ecrã destinado à pré-visualização de resultados, bem como o registo detalhado de cada vídeo e a ligação ao respectivo serviço de alojamento.
A modalidade de pesquisa avançada permite a filtragem por servidor e ainda a aplicação de expressões de pesquisa por "palavra-chave" (composta por "todas as palavras", "sem as palavras" ou com "pelo menos uma das palavras") e "frase exacta".
Blinkx garante 7 milhões de horas de visionamento com uma boa resolução e qualidade de imagem e abrangência sobre um vasto repositório de vídeos digitais na web.

Sem comentários: