quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007
Grupos de Leitores - 4ª sessão
Nos próximos dias 6 e 13 de Março vai decorrer mais um encontro dos Grupos de Leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras.
No mês de Março os Grupos de Leitores vão ler os seguintes livros:
terça-feira, 27 de fevereiro de 2007
Rapariga com brinco de pérola

O que ressalta principalmente da minha leitura do livro é a sensibilidade artística tão bem retratada na personagem de Griet. Reconhecendo que ela provém dum meio tão limitado, embora se encontrem no pai algumas características, é bastante invulgar. Claro que a ficção não é invenção, mas é estruturada na realidade e em todas as épocas nasceram de famílias comuns grandes génios. Apreciei a finura do texto na abordagem do sentimento que se vai desenvolvendo na rapariga pelo amo/pintor que cada vez a atrai mais: primeiro pela sua obra; depois pelo artista a quem ela se entregaria totalmente tal o desvario das suas sensações. Sensações essas que eram estimuladas sabiamente pelo pintor para delas tirar partido a favor da sua obra sem nunca concretizar os seus sentimentos e dificilmente intervir em defesa dela. Não recai em favor da personagem/pintor a atitude de afastamento que no entanto salvaguardou a rapariga de se tornar sua escrava.
Maria José Gomes, 70 anos, Bancária Aposentada
Publicado por: Rui Landeiro Godinho às 14:47
Categorias Li e Gostei, Li e Gostei - 5 estrelas, Li e Gostei - Romance
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007
Encerramento da Estafeta de Contos “Palavras Andarilhas”
Período da Manhã
Período da Tarde


- Cristina Taquelim;
Blinkx: pesquisa de vídeos na web

Ema
Autor: Jane Austen
Cristina Veiga, 56 anos, Comerciante
Publicado por: Rui Landeiro Godinho às 16:32
Categorias Li e Gostei, Li e Gostei - 2 estrelas, Li e Gostei - Romance
domingo, 25 de fevereiro de 2007
"Quem conta um Conto, aumenta um Ponto"

Esta formação teve como objectivos:
- propiciar conhecimento e reflexão sobre as diversas formas de se trabalhar com a palavra; contos de fadas, contos sufis, contos orientais e contos contemporâneos; facilitar a imaginação criadora;
- permitir a vivência de processos de criação e expressão de quem conta e de quem ouve;
- facilitar a descoberta do contador de histórias que reside em cada um de nós;
- situar a importância do contador de histórias na contemporaneidade.
O humor é uma característica forte do trabalho de Bia Quintella, a qual acredita que a arte de contar de histórias desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens interiores.
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007
Círculo de Estudos
Dirigido ao público adulto mediador de leitura – educadores de infância, professores, bibliotecários, técnicos de biblioteca, famílias, animadores culturais e contadores –, o projecto «Literacia e Cidadania» tem por objectivo desenvolver acções de formação regulares, especializadas e altamente qualificadas sobre a problemática da leitura, literacia e do acesso à informação, de modo a fomentar uma rede de promotores da leitura no concelho de Oeiras.
O projecto assenta no desenvolvimento de 3 ciclos temáticos de seminários mensais, que abordarão a problemática da literacia por faixas etárias (crianças, jovens e adultos), a decorrer nos próximos três anos na Biblioteca Municipal de Algés, sede do Centro Oeiras a Ler, prevendo-se a realização de um ciclo por ano.
O 1º ciclo arrancará já este mês e versará sobre o tema A Literacia Emergente e a Aprendizagem da Leitura. Será composto por 4 seminários, cada um com uma duração de 6 horas, a decorrer aos sábados, na Biblioteca Municipal de Algés.
Programa:
1º Ciclo – A literacia emergente e a aprendizagem da leitura
24 Fev 10H00 – 17H30 O papel da família no desenvolvimento da literacia emergente
- Teresa Leal, Joana Cadima e Mª José Alves (Universidade do Porto)
24 Mar 10H00 – 17H30 Ler antes de ler
- Ana Cristina Silva (ISPA)
28 Abr 10H00 – 17H30 A literacia da leitura no percurso escolar
- Lucília Salgado (Esc. Sup. de Educação de Coimbra)
12 Mai 10H00 – 17H30 Leitura do mundo - leitura de livros
- Sylviane Rigolet (Terapeuta da Fala)
Congratulamo-nos com a grande adesão e interesse manifestado neste 1º ciclo, o qual esgotou as suas vagas em poucos dias. Esta situação revela tanto a actualidade e importância dos temas escolhidos, como a qualidade e competência dos especialistas convidados.
Novo livro de Maeve Binchy

Atribuído a romancistas, poetas, dramaturgos e cineastas, o Irish PEN/A.T. Cross Award já distinguiu figuras como John B. Keane, Brian Friel, Edna O'Brien, Neil Jordan e Seamus Heaney. Também contemplada com o Prémio Lifetime Achievement (1999), a obra de Maeve Binchy está publicada em mais de 30 países, apresentando vendas na ordem dos 40 milhões.
Noites de Chuva e Estrela conta-nos a história de seis desconhecidos, sem nada em comum a não ser a necessidade de fugir de casa, que se conhecem numa taberna da aldeia grega de Aghia Anna. Nesse verão, cada um deles encontrará uma solução inesperada para o seu problema.
Maeve Binchy, escritora irlandesa, nasceu em Dublin em 1940 e foi educada num convento em Killiney.
Licenciou-se em História na Universidade de Dublin e ensinou em diversos colégios femininos.
Em 1969 foi trabalhar para o The Irish Times. Vários dos seus livros foram adaptados para cinema e televisão.
Em 1999 foi galardoada com o prémio Life Time Achievement.
Em Janeiro de 2007, recebeu o Irish PEN/A.T. Cross Award for Literature 2007.
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007
Analogia e dedos
Nas próprias palavras do poeta "ao contrário da generalidade das pessoas que se levam muito a sério, no fundo de mim nunca considerei que daquilo que escrevesse resultasse a salvação do mundo. Se toco a sensibilidade de alguém fico muito contente".
Afonso Leitão, 29 anos, Jornalista
Publicado por: Bruno Duarte Eiras às 22:57
Categorias Li e Gostei, Li e Gostei - 5 estrelas, Li e Gostei - Poesia
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007
Café com Letras
Parece incontornável o facto de António Osório ser, por mérito próprio, uma das grandes vozes poéticas do século XX português. A sua obra e o estilo marcante dos seus textos evidenciam um registo próprio, independentemente de ser ou não considerado um poeta da geração de 70. Publicou a sua primeira obra em 1972 intitulada "A raíz afectuosa". Seguir-se-ia "A ignorância da morte" e o reconhecimento do grande poeta que sempre foi. Desde então, e nos últimos 25 anos, são inúmeros os textos que editou.
Durante o ano de 2007 o projecto Café com Letras terá como protagonistas e lugar privilegiado a voz dos autores da poesia portuguesa. Pretendemos, deste modo, incentivar a leitura e o gosto pela poesia, essa forma única do discurso humano. Em 2007 Oeiras será, por isso a pátria onde todos os caminhos feitos de palavras e de poesia se cruzam. Esteja atento ao programa.
Esperamos por si!
sábado, 17 de fevereiro de 2007
Carnaval
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007
Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva

Carnaxide numa jangada com o Grupo de Leitores em cima!
Abriu-se um livro velho. Por um livro novo. A jangada de pedra.
A Maria deleitou-nos com mais para além da perspectiva náutico-transatlântica. Trouxe, na última sessão, Os poemas possíveis. Dissertou também sobre figuras de estilo e clamou por Saramago no aeroporto, após o seu regresso da Suécia. Uma fã, à séria! A Antonieta quase que se emociona a recordar o Memorial do convento, Tão bem que ele escreve, diz ela, fechando os olhos como quem acaba de degustar um doce conventual – nem de propósito. A Sílvia, nova aquisição (ponta-de-lança que tanta falta faz ao meu Benfica), pautou a sua estreia pelo silêncio e discrição. Mas, a dez minutos da conclusão da partida, desfere um remate potentíssimo à baliza, qual Simão! O Ensaio sobre a cegueira faz um arco e beija as redes da equipa adversária, a da ignorância e do desconhecimento. Fala-nos da vida e do valor que se lhe dá quando se lê uma visão tão dantesca da existência. O Pereira faz uma leitura mais pragmática da coisa saramaguesca, Eu só conheço débito e crédito, deformação profissional da actividade bancária. Mas nota-se-lhe o gosto pela narrativa do Nobel, a forma como vibrou com a visão de portugueses e espanhóis a verem Gibraltar a passar ao largo. A Helena trouxe uma perspectiva técnica, não fosse ela dada às biologias e afins. Dados estatísticos – sabiam que o Saramago, antes do Nobel, já tinha vendido um milhão de cópias? – e uma sede profunda mas serena de ouvir e falar sobre a leitura. A Helena Monteiro traz perspectivas mais difusas, com ganas de Cabo-Verde: o filme associado, as influências dos escritores, a arte de Talma… Mais palavras, interjeições e comentários houve: cansa a ler, só o leio em volta alta, é o melhor, há melhor, não é a sua melhor obra, enfim, tal como na farmácia ouve de tudo para todos. Posição unânime na leitura política da obra. Portugal acabado de entrar na União Europeia e o autor a pegar na Ibéria e a afastá-la para onde esta se sente melhor, rumo a África, rumo à América Latina, vogando pelo Atlântico, qual nau, qual caravela, não em descoberta mas em romagem de saudade, que a Europa não somos nós nem a nossa afinidade é tão grande quanto isso. Primos afastados, quanto muito.
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007
AUTOR DO MÊS - António Osório

Publicou a sua primeira obra em 1972 intitulada A Raiz Afectuosa. Seguir-se-ia A Ignorância da Morte e o reconhecimento do seu estilo marcante. Desde então, e nos últimos 25 anos, são inúmeros os textos que editou. Foi-lhe atribuído o Prémio Literário Município de Lisboa em 1983 e 1984, com a obra Décima Aurora e Adão, Eva e o mais. Em 1991 foi galardoado com o Prémio PEN Clube Português de Poesia, com o texto Planetário e Zoo dos Homens.
António Osório é por mérito próprio uma das grandes vozes poéticas do século XX português.
Informações sobre o Autor no site do IPLB;
Artigo sobre António Osório n' A Página.
Bibliografia
Poemário - Filipe Leal II
AS SETE ARTES DO PREDADOR
O que germina na sombra tem mais sede. E o seu coração pulsa
num rumor selvagem adivinhando os lugares secretos
onde a lua segrega os teus odores. Mas nem os pássaros
pressentem a sofreguidão com que a luz perpendicular
te devora as asas. O silêncio vegetal que se liberta das ervas
e das árvores torneadas pelos teus passos, quando o ar sustenta
um olhar mais demorado que encontra desprevenidos
os teus pensamentos mais velozes e secretos. Momentos breves
em que os rios correm subterraneamente em busca da tua boca.
Pudesses mesmo assim saber o lugar e o momento e encontrarias talvez
um refúgio, entrepondo a voz entre o corpo e a alma, nomeando um a um
todos os rituais de iniciação da sensibilidade para a dor e o prazer.
As florestas que os teus gestos contêm e a luminosidade do verbo
que conjugas quando abandonas o teu corpo aos bichos, esses cruéis
portadores de beijos profundos. Talvez prefiras fecundar a terra
como teu sangue a deixares que alguém te descubra enquanto dormes,
enquanto alinhas a tua breve memória epigráfica.
Filipe Leal, 41 anos, bibliotecário
Poemário - Filipe Leal I
RUMOR FRONDOSO
Enquanto te recordava um pássaro de asas vegetais pousou na cal
da parede e deu-lhe de beber. Rumor frondoso abrindo clareiras
por entre as sombras segregadas pelas pedras, buscando
recantos secretos para plantar florestas. Sempre me fascinou
o teu dom para encontrar a água inalando o hálito vegetal das coisas.
As tuas muitas formas de saciar o silêncio, esse monstro
que devora as roseiras vermelhas arancadas pela raiz.
Filipe Leal, 41 anos, bibliotecário
BiblioFesta '07 - Poemário
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007
Concurso de Apoio a Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos - 2007
O concurso está aberto entre 29 de Janeiro e 5 de Março.
Para mais informações e para obter o regulamento e ficha de candidatura consulte:
http://www.gulbenkian.pt/info.asp?zona=subsidios&area=educacao&home=0
Grupos de Leitores - Biblioteca Municipal de Oeiras - 3ª Sessão

Apesar de ser a 2ª sessão sobre este livro, a conversa não esmoreceu e muito se falou em torno da história e das personagens, do pintor J. Vermeer e de outros assuntos relacionados.
Como forma de encerrar a discussão deste livro foi distribuído aos participantes um autógrafo enviado pela autora do livro - Tracy Chevalier - que após um breve contacto por e-mail se disponibilizou para enviar 15 autógrafos, para além de ter agradecido a escolha do livro e de ter desejado boas leituras para o grupo de leitores.

Centro Oeiras a Ler

Neste sentido, estamos a trabalhar na criação de um Centro que promova, de forma sustentável, a criação de uma rede de promotores e mediadores da leitura no Concelho de Oeiras: educadores, professores, técnicos das bibliotecas, animadores, pais e avós.
Sedeado na Biblioteca Municipal de Algés, o Centro Oeiras a Ler disponibilizará um fundo documental especializado nas questões da leitura, da sua promoção e mediação e apostará fortemente na componente da formação.
BiblioFesta '07 - Dar voz aos poetas
Entre as muitas actividades que se irão realizar destacamos algumas:
- Abertura da BiblioFesta '07 no Parque dos Poetas (21 de Março)
- O meu poema favorito (gravação de testemunhos pessoais)
- Café com Letras com Pedro Tamen (22 de Março)
- Instalação Multimédia em torno de Cesário Verde
- Poemário (divulgação de poemas inéditos)
- Curso Breve sobre Fernando Pessoa
- Na Primeira Pessoa (leitura de poemas)
- Café com Letras com Manuel Alegre (21 de Abril)
Partilhar experiências
A delegação das BMO será constituida por nove profissionais que irão apresentar dez comunicações ao Congresso. Estas comunicações abrangem temas tão diversos como a gestão documental, a promoção da leitura, a gestão estratégica, o serviço de apoio às bibliotecas escolares e a literacia da informação.
Este é, sem dúvida, um momento muito importante para apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho que tem sido desenvenvolvido nos últimos anos nas BMO. É também um momento muito interessante de troca de experiências com os colegas de outras bibliotecas portuguesas.
terça-feira, 13 de fevereiro de 2007
"Infoliteracia" para quê?

Grupo de Leitores - Biblioteca Municipal de Oeiras
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007
The Network Society and the Walfare of Nations

Consulte mais informações na página da Fundação Calouste Gulbenkian
sábado, 10 de fevereiro de 2007
O diário da nossa paixão
Autor: Nicholas Sparks
Gostei... Uma boa experiência de vida apesar de acabar na morte - triste fim! Escrita rebuscada. Fala-se de uma interessante vivência hospitalar, em que cartas de uma paixão se desvendam unicamente no fim da vida! Não deixa, portanto, de ser emocionante e escrito com um certo fulgor!
Cristina Veiga, 56 anos, Comerciante
entrada nº 0035
Publicado por: Rui Landeiro Godinho às 12:00
Categorias Li e Gostei, Li e Gostei - 3 estrelas, Li e Gostei - Romance
sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007
Gulbenkian - Casa da Leitura
Para além do SOL (em tudo inspirado no seu irmão gémeo espanhol), a mais valia deste novo portal é, na nossa opinião, o abz da leitura. Nesta componente no portal são compilados um conjunto de recursos:
- Bibliografia
- Orientações teóricas
- Laboratório
- Práticas
- Projectos
Estes recursos dão corpo a um conjunto de reflexões sobre práticas de promoção da leitura que podem ser desenvolvidas no âmbito das bibliotecas públicas e das bibliotecas escolares.
Parece-nos que finalmente a promoção da leitura adquire um cáracter teórico-prático que a poderá subtrair ao amadorismo e ao voluntarismo mais ou menos inconsequente que é a regra no nosso país.
Iremos acompanhar com imenso interesse o desenvolvimento deste projecto, fazendo votos para que não seja mais uma iniciativa efémera.
p.s. Usem o link directo (www.casadaleitura.org), pois no Google os primeiros resultados estão relacionados com a Casa da Leitura brasileira. Mais uma coincidência... ou talvez não.
Maratona da Leitura - Ateliers de Preparação
O espírito do amor
Vânia Maria Dias, 42 anos, bibliotecária
Publicado por: Rui Landeiro Godinho às 14:04
Categorias Li e Gostei, Li e Gostei - 5 estrelas, Li e Gostei - Romance