quinta-feira, 26 de junho de 2014

"Memórias de Adriano" no Grupo de Leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras

"Memórias de Adriano" de Marguerite Yourcenar foi o livro escolhido pelo Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras para o mês de Junho.
Escrito como uma auto-biografia ficcionada sobre a vida e a morte do imperador romano Adriano, este livro foi publicado pela primeira vez em França em 1951, com enorme sucesso. O Imperador Adriano foi, ele próprio, autor de uma auto-biografia que, no entanto, não chegou aos nossos dias.

Este livro está organizado em seis partes, incluindo um prólogo e um epílogo: “Animula vagula blandula”, “Varius multiplex multiformis”, “Tellus satabilita”, “Saeculum aureum”, “Disciplina augusta” e “Patientia”. Toma a forma de uma carta redigida por Adriano e dirigida ao seu filho adoptivo e futuro imperador Marco Aurélio, então com dezassete anos de idade.

Marguerite Yourcenar referiu no posfácio, que havia escolhido Adriano como tema para o seu romance em parte porque este tinha vivido numa época intercalar, em que já não se acreditava nos deuses romanos mas em que o Cristianismo ainda não se tinha firmado, o que lhe despertou curiosidade porque ela própria viveu uma época semelhante na Europa do pós-guerra.

Como forma de complemento à leitura e discussão destas "memórias", o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras viu na última sessão um documentário sobre a vida do Imperador Adriano.
 


Sem comentários: