sexta-feira, 27 de junho de 2014

800 anos da língua portuguesa

Faz hoje, 27 de Junho, 800 anos que foi escrito o primeiro texto oficial conhecido em língua portuguesa, o testamento de D. Afonso II, datado de 1214.

Para assinalar esta data, decorrerá entre 5 de maio de 2014 (Dia da Língua Portuguesa instituído pela CPLP) e 10 de junho de 2015 o evento de celebração “8 Séculos da Língua Portuguesa”, organizado pela Associação com o mesmo nome, tendo em vista a valorização e a visibilidade da Língua Portuguesa, enquanto língua oficial de oito países inseridos em múltiplas matrizes geopolíticas e culturais.
 
Para assinalar a data vai ser entregue um manifesto no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. O documento, que pretende destacar a importância da língua portuguesa no mundo, é subscrito por vários politicos, músicos, escritores, professores e jornalistas de Portugal, Cabo Verde, Timor e Guiné-Bissau.
Durante a tarde, em Belém, vão ser ainda lançados 800 balões.

 

O projeto “8 Séculos da Língua Portuguesa” apresenta, entre outros, os seguintes objetivos:
 
- Fazer uma grande comemoração da Língua Portuguesa em todo o mundo lusófono, em 2014/2015, por altura da comemoração dos seus 8 séculos;
- Contribuir para a aproximação dos países lusófonos, bem como de Macau, em torno de uma grande manifestação cultural;
- Contribuir para pensar a afirmação da Língua Portuguesa no mundo, a nível cultural, político e económico, bem como nas grandes instituições internacionais;
- Contribuir para dar a conhecer nacional e internacionalmente poetas, escritores e artistas do mundo lusófono;
- Contribuir para incentivar a produção poética em língua portuguesa no mundo lusófono.
 

Exposição na Biblioteca Municipal de Algés comemorativa dos 800 anos da língua portuguesa.

Sem comentários: