terça-feira, 17 de junho de 2014

Livros Proibidos - Ciclo de Conversas

 

Dia 18 de Junho, quarta-feira, 21H30
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras
Canto Geral
Pablo Neruda
Por Pedro Abrunhosa
Moderação: Nicolau Santos
 
Pablo Neruda e o seu Canto Geral são os protagonistas de Junho. Concebido como Canto Geral do Chile, ou mais precisamente, como uma obra de contornos épicos que abarcasse toda a geografia e história do Chile e as suas repercussões no homem, este livro iniciado em 1938, viria a transformar-se, com o tempo, num Canto Geral da américa. Obra escrita na sua maioria na clandestinidade, é a mais representativa do autor que a construiu e forjou numa espécie de nomadismo constante, em busca da sua forma final. Metáfora da sua própria vida e das causas e convicções que abraçou. Foi objeto de inúmeras perseguições de líderes políticos, especialmente, no Chile e na Argentina. As suas obras foram censuradas e banidas. A 1º edição do Canto Geral (de tiragem restrita e numerada, com ilustrações de Diego Rivera e David Siqueiros) foi publicada no México, em 1950, logo de seguida, no mesmo ano, numa edição clandestina no Chile.
 
Foi poeta, diplomata, homem de palavra, exilado da sua pátria, viajante do mundo. A sua passagem por Espanha representaria um período importante da sua vida. Amigo de Garcia Lorca e Miguel Hernández ( a cuja execucção e prisão assistiu), o sangue nas ruas da então Guerra Civil Espanhola contribuíram para a sua maturidade poética e para a consolidação das suas opções políticas. Regressaria ao Chile em 1938, com um grupo de refugiados espanhóis. Tal atitude seria responsável por um novo desterro, desta vez no México ond se dedicou intensamente à produção de poesia. Em 1943 regressaria, uma vez mais, ao Chile, sendo recebido como um herói pelos seus conterrâneos. Nos anos seguintes dedicar-se-ia à causa pública chilena, mantendo um papel político ativo. Contudo nunca abandonou a escrita.

E porque de poesia se trata, dessa dimensão outra de dizer e predicar o mundo, convidámos o músico, poeta e letrista Pedro Abrunhosa para connosco cantar a alma de Pablo Neruda, esse espírito humanista e universal que mudou o outro com as suas palavras...
 
Imperdível
 
Informações
21 440 63 30

Sem comentários: