sexta-feira, 6 de junho de 2014

Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras "perto do coração selvagem"

Perto do coração selvagem de Clarice Lispector foi o livro escolhido pelo Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras para as sessões de Maio.
 
Romance de estreia de Clarice Lispector foi originalmente em dezembro de 1943, o livro é marcado pelo estilo introspectivo da escritora, quando esta tinha apenas vinte anos.
O livro tem como personagem principal, que conta a sua história em dois planos: o da infância e o início da vida adulta.
 
Nesta altura, a literatura brasileira era caracterizada por uma tendência geralmente regionalista, com personagens que falanvam sobre as dificudlades sociais do país. Clarice Lispector surpreendeu a crítica da época com seu romance, quer pela problemática de caráter existencial, que foi completamente inovadora, quer pelo estilo solto, elíptico e fragmentário. Este estilo de escrita veio a ser uma característica da autora, como pode ser comprovado nos seus livro posteriores.
 
Na época da publicação, muitos associaram a sua escrita introspectiva à de Virginia Woolf ou de James Joyce, mas Clarice Lispector afirmou não ter lido nenhum destes autores antes do seu romance inaugural. O título, Perto do coração selvagem, é uma referência a epígrafe de Joyce, foi sugerido por Lúcio Cardoso, amigo da autora, após o livro ter sido escrito.


Sem comentários: