terça-feira, 13 de março de 2012

Rosabela Afonso e Carmo Pólvora na BMO



Depois de terem participado em quatro encontros na Biblioteca Municipal de Algés, foi a vez da Biblioteca Municipal de Oeiras receber a escritora Rosabela Afonso e a ilustradora Carmo Pólvora, autoras da colecção As mulheres e a República.
Rosabela falou dos dois primeiros títulos da coleção, Coragem e Sininho, que relata a vida de Carolina Beatriz Ângelo e Nas asas da determinação, que conta a vida de Adelaide Cabete.

Embora com percursos de vida muito diferentes, uma vez que também vieram de meios sociais opostos as duas mulheres destacaram-se pela sua determinação na luta pela implantação da República em Portugal e pelos direitos das mulheres.

Adelaide, uma menina muito pobre que se formou em Medicina, asua luta foi também pelos mais pobres e especialmente pelas mulheres e crianças que poucos direitos tinham na época. Deu sugestões concretas: repouso de trinta dias para mães após o parto, creches e asilos para as crianças e instituições para apoiar as mulheres pobres durante a gravidez. Ao longo da sua vida participou em vários encontros nacionais e internacionais dedicados à defesa das mulheres e das crianças, tendo representado diversas vezes o governo português.

Carolina, oriunda de uma família rica, também viria a formar-se em Medicina. E, também ela se tornou uma grande defensora dos direitos das mulheres, principalmente, das mais pobres, e lutando pelo seu direito ao voto, uma vez que naquele tempo apenas os homens podiam votar.

A coleção tem mais quatro livros, ainda por publicar, que falam sobre outras quatro mulheres que também elas pela sua coragem e determinação se distinguiram na implantação da República.

Rosabela Afonso e Carmo Pólvora estarão presentes num encontro com o púlico em geral, no dia 21 de Abril, pelas 16 horas na Biblioteca Municipal de Carnaxide.

Até lá!

Sem comentários: