terça-feira, 20 de março de 2012

Conversas na Aldeia Global: De Olhos Bem Abertos, por Manuel Maria Carrilho

Na terceira sessão de Conversas na Aldeia Global, Manuel Maria Carrilho apresenta De Olhos Bem Abertos, obra que reúne várias crónicas que escreveu no Diário de Notícias, nas quais aborda a crise que vivemos atualmente e o risco da mesma «conduzir a uma inquietante irresponsabilidade, passando-se ao lado do essencial, que é – quer se trate do autismo financeiro ou do desastre ecológico, do impasse económico ou do susto social – o realista confronto connosco próprios».
É esse confronto que propõe que se faça, defendendo uma urgente mudança de perspetiva e de paradigma face à crise, ao país e à Europa. Mas para que isso aconteça, é fundamental que se compreenda a verdadeira novidade desta crise, tanto quanto à sua natureza como quanto às suas consequências.
Manuel Maria Carrilho é Professor Catedrático de Filosofia Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da U.N.L. desde 1994. Foi ministro da Cultura dos XIII e XIV Governos Constitucionais, de 1995 a 2000, tendo sido o responsável pela criação e pela institucionalização do Ministério da Cultura, até então inexistente e pela definição dos seus objetivos nucleares. Foi deputado à Assembleia da República entre 2000 e 2008 e Embaixador de Portugal na UNESCO em 2009 e 2010. Colabora regularmente, sobre temas políticos e culturais, em diversos media.
É autor de uma vasta obra, publicada em Portugal e no estrangeiro e vai estar na Biblioteca Municipal de Oeiras, quinta-feira, 29 de Março, pelas 21H30, em mais uma Conversa moderada por Vasco Trigo.

Sem comentários: