segunda-feira, 5 de março de 2012

Grupo de Leitores n' As Ondas de Virgina Woolf

Em Fevereiro o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras andou pel' As Ondas de Virgina Woolf.
As duas habituais sessões foram muito participadas e deram lugar a bons momentos de conversa em torno das 6 personagens que nos fazem conhecer melhor a autora, as pessoas e a sociedade.

Bernard, Neville, Louis, Jinny, Susan, Rhoda são as 6 personagens, seis vozes que falam, não umas com as outras, mas dentro de si, numa espécie de solilóquios sobre a solidão, a experiência e a maturidade e ainda sobre a impossibilidade de ser ou não ser.

O mote para o início da conversa foi a opinião de Jorge Luis Borges: "Não há argumento, não há conversa, não há acção." O Grupo compreendeu a intenção mas não concordou com esta afirmação, achou pelo contrário que existe muito argumento, diálogo e acção; talvez não nos moldes tradicionais de um romance em que as personagens e o enredo se interligam e conduzem a um resultado final, mas na perspectiva em existe uma evolução nas 6 personagens e porque estas se influenciam.

O Grupo não ficou indiferente à beleza da escrita, nem à poesia que transparece do ciclo do sol e do formar e quebrar das ondas, que se sucedem tal como a vida.

Para ficar a saber mais sobre Virginia Woolf.

Excerto da única gravação com voz da autora a um progrma de rádio (BBC | Abril de 1937).


Img: odeporica

Sem comentários: