terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Quem tem Medo de Charles Darwin?


No ano das celebrações de Galileu e Darwin, o 4º Ciclo de “Conversas na Aldeia Global” coloca enfoque especial nas revoluções, descobertas e invenções que ao longo dos últimos quatrocentos e sessenta anos mudaram o modo como vemos o Universo, o Mundo e o Homem.
Neste reinício promovemos a controvérsia através do debate de questões científicas, filosóficas e teológicas, suscitadas quer no âmbito do duplo centenário de Darwin - nascimento em 1809 e publicação de “A Origem das Espécies” em 1859 -, quer no âmbito das comemorações do “Ano Internacional da Astronomia”.
Neste contexto, na data em que se comemora o nascimento de Darwin (12 de Fevereiro de 1809), nome para sempre ligado à Teoria da Evolução pela Selecção Natural, é marcado o arranque deste ciclo, sendo a restante programação divulgada oportunamente.
Dos muitos desenvolvimentos significativos na ciência do século dezanove, um dos considerados como mais importantes e polémicos, em termos da compreensão do lugar da humanidade no Universo foi a Teoria da Selecção Natural. Pela primeira vez foi apresentada uma explicação científica para a evolução, a qual determinou os debates intelectuais dos anos subsequentes, tendo sido poucas as áreas do pensamento humano que se mantiveram intactas.
Do legado de Darwin e do entendimento da evolução biológica continuam a depender aspectos fulcrais como a sustentabilidade ecológica ou as modernas descobertas da teoria da reprodução celular ou do código genético.
A este pretexto, dois investigadores, Luís Vicente e Augusta Gaspar, apresentam uma retrospectiva sobre os principais impactos da “Revolução Darwiniana” na História das Ciências e do Homem.
Luís Vicente, é doutorado em Evolução pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde lecciona as disciplinas de Comportamento Animal, Evolução e História do Pensamento Biológico.
Augusta Gaspar, doutorada em Antropologia Biológica, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, coordenou recentemente a publicação “Evolução e Criacionismo: uma relação impossível”.
Participe em mais uma noite de conversa global moderada por Vasco Matos Trigo, acicatada pela questão "Quem tem medo de Charles Darwin?" ...

2 comentários:

jizâz disse...

mas onde é..?
na biblioteca de oeiras?

Maria José Amândio disse...

Caro Pedro,

As sessões de "Conversas na Aldeia Global" realizam-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras Contactos): Av. Francisco Sá Carneiro nº 17
Urbanização Moinho das Antas
2780-241 Oeiras.

Até breve!