quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Grupo de O(s) Leitor(es)

"O leitor" de Bernhard Schlink é uma história sobre a moral, a responsabilidade individual, o peso da história, o sentimento de culpa colectiva e a importância das referências de vida. Numa Alemanha saída da II Guerra Mundial Michael tem 15 anos e Hanna tem 35. Ele é um estudante no final do ensino secundário, ela é revisora num electrico de Berlim. Após um breve encontro, Michael apaixona-se por Hanna e ao longo de várias semanas os 2 cumprem um ritual que inclui banho-leitura-amor (não necessariamente por esta ordem).
Inesperadamente Hanna desaparece e Michael só a reencontra anos mais tarde, num tribunal que julga algumas guardas de campos de concentração Nazis.

Este é o ponto de partida para uma das histórias mais bem conseguidas sobre os "filhos" da alemanha nazi. Num misto de repulsa, amor, ódio, arrependimento e desnorte as personagens procuram encontrar uma justificação para os seus actos e para as suas próprias vidas.

Desde que o grupo leu "A Jangada de Pedra" que não se via tanta discussão, esgrimir de argumentos e se extremaram tanto as opiniões. "O Leitor" é um livro que toca pelas dúvidas, pelas incertezas e pela intensidade da escrita. Qualquer um fica preso às descrições que sem serem demasiado promenorizadas são extremamente exactas. As emoções, os ambientes, os cenários e os sentimentos estão presentes em cada virar de página.

Para um Grupo de Leitores, este livro aborda uma questão essencial - a leitura - e ao longo das nossas sessões muito se falou sobre a importância da leitura, a necessidade de ler e a tristeza de não saber ler. Debateu-se sobre a importância da leitura funcional e da leitura literária.

No final, todos ficaram satisfeitos por saberem ler (esta coisa, aparentemente, tão banal) e de ter tido oportunidade de ler este livro.
Img: imdb

Sem comentários: