terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ler por Sacavém

(Clique na imagem)

As BMO’s, em 2009, irão empreender acções de extensão bibliotecária que se caracterizam, essencialmente, pela promoção da leitura fora do espaço físico da biblioteca. Entretanto, iremos dando eco de algumas boas práticas, por esse país fora. Já aqui se falou de bibliotecas de praia e, mais recentemente, do serviço de empréstimo de livros no Metro do Porto (linha da Póvoa do Varzim).

A mais recente notícia chega-nos de Loures: a Biblioteca Municipal viu um seu projecto – Ler por Sacavém –, ser alvo de financiamento por parte da Fundação Calouste Gulbenkian e, em consequência, surgiu na freguesia uma peça de mobiliário urbano que cruza os conceitos de banco de jardim e estante. O princípio é simples – leu, escolheu, devolveu –, e compreende duas colecções – jovens/adultos e crianças –, permanentemente acessíveis, sem funcionários no local. Cita-se:

“Corra o vidro, escolha um livro que seja do seu interesse e leve-o emprestado. Poderá lê-lo ali mesmo nos bancos da instalação, nas demais áreas de lazer da Praça Regimento Artilharia Pesada Um, num jardim, nos parques infantis, num dos cafés das redondezas, numa paragem de autocarro enquanto aguarda por um transporte, em casa. Após a sua leitura, devolva o livro ou, alternativamente, leve outro(s) livro(s) para colocar em lugar do primeiro. Gostou da leitura? Gosta de escrever? Partilhe os seus comentários, opiniões, trabalhos e diga que livros gostaria de encontrar. Deposite-os na caixa de correspondência do Bibliobanco ou, alternativamente, envie um e-mail: lerporsacavem@cm-loures.pt”.

A iniciativa compreende, ainda, acções de promoção da leitura na praça onde o BIBLIOBANCO está instalado. Uma excelente iniciativa que pretende, deste modo, associar a ideia da leitura ao acto de circular e passear por entre os espaços públicos de uma cidade. Brilhante!

Sem comentários: