quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Sucesso Internacional de José Luís Peixoto

O romance que lançou José Luís Peixoto na literatura portuguesa, Nenhum Olhar, vencedor da edição de 2001 do Prémio José Saramago e já traduzido em 16 idiomas, tem, em todas as suas edições, recebido os maiores elogios da imprensa internacional.
Com a edição deste romance nos Estados Unidos, aos 33 anos, Peixoto atinge um sucesso internacional ao alcance de muito poucos autores europeus da sua geração e que entre autores portugueses da sua idade é absolutamente inédito.
Após o sucesso da primeira edição Inglesa, e enquanto se espera a edição de bolso nesse mesmo país (a sair em Novembro), onde recebeu as melhores críticas de jornais como The Independent, Guardian, Metro, Financial Times (onde integrou a lista anual dos melhores livros publicados no Reino Unido em 2007), assim como da Esquire, entre outras publicações, Nenhum Olhar tem desde o início de Agosto a sua edição norte-americana.
Com o título The Implacable Order of Things (o título britânico era Blank Gaze), este livro tem recebido uma rara atenção por parte da imprensa norte-americana e tem repetido o sucesso já alcançado nos idiomas onde foi publicado anteriormente.
Numa longa crítica publicada a 22 de Agosto, intitulada “Peixoto transcende tradução”, escreve o San Francisco Chronicle:

“O diálogo está quase ausente deste romance. As personagens de Peixoto falam por fluxos de consciência e apenas para elas próprias. Têm uma imensa desconfiança na linguagem, talvez por não saberem ler ou escrever. Mas que maravilhosa oportunidade oferecem ao autor para demonstrar a sua própria virtuosidade linguística! As imagens que Peixoto evoca para ajudar os seus personagens a comunicar são singulares e inesquecíveis.”

Fonte: Bertrand
Foto: aqui

Sem comentários: