segunda-feira, 11 de agosto de 2008

BidiBooks: a hipertextualidade do papel

Numa altura em que se encontra bastante generalizada a utilização de formatos de leitura associados aos ambientes multimédia e digital, caso dos e-books ou dos audio-books (sugere-se a consulta de livros para ouvir), surgem alguns suportes complementares e cuja inovação passa sobretudo por efectuarem a fusão entre o papel e a Internet: os BidiBooks, livros que estão em permanente ligação com a Web por meio de QR codes (Quick Response Codes).
A hiperligação é, neste caso, um código bidimensional, através do qual o código de barras é o emissor e o telefone móvel o leitor. A ideia base consiste assim em encarar a Web como uma extensão do livro que amplia a informação escrita em papel com conteúdos da rede social, através de vídeos, fotografias e textos acessíveis em fontes como a Wikipedia, o Flickr ou o YouTube.
A Netbiblo, editora espanhola dedicada a publicações de âmbito académico, editou os primeiros Guias de Cidades com QR codes. Na página da versão espanhola do Guia de Londres está a fotografia do Camden Town Market com um QR code que direcciona o telemóvel para um vídeo no YouTube. O BidiBook transforma o ecrã do telemóvel como que numa nova página do Guia de Londres com demonstrações vídeo sobre esse local.
Para que o telemóvel realize este processo de conversão é necessário descarregar previamente uma aplicação grátis e instalá-la no telemóvel. Uma vez instalado o programa, o leitor só tem de fotografar aquilo que para qualquer pessoa não é mais do que um código de barras e que para o telemóvel se traduz num «url» ou endereço de Internet. O BidiBook resulta assim em mais informação em múltiplas plataformas.
Fonte: "Quando o livro vira vídeo" Expresso (Junho.2008)

Sem comentários: