quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Olhar/Semear & Ouvir/Criar



feira de artesanato e performance musical
(clicar nas imagens para ver maior)

Olhar é Semear (imagem, texto e ilustração) foi o título dado ao Curso de Verão destinado a profissionais e empreendido pelo Centro Oeiras-a-Ler (BM Oeiras) nas instalações da Biblioteca Municipal de Algés, no início do mês de Julho.

À semelhança do transacto ano, em que um espectáculo encerrou o curso – dessa feita relacionado com literatura tradicional –, este ano outro evento inaugurou o dito, numa procura de pontos comuns com a temática da formação.

Para além da já habitual feira de artesanato – cada vez com mais participantes –, o Trio João Ornelas (acompanhado por Patrícia Silva) interpretou vário temas de um género musical que não está muito habituado a entrar por essas bibliotecas dentro: o jazz. Já o projecto Choro Bossa Balada (Alexandra Bernardo na voz e Manuel Guimarães ao piano), assumiu a mesma atitude, interpretando chorinhos, baladas e temas de bossa-nova. Perguntar-se-á, quem lê, onde está a intimidade para com a supracitada ligação imagem, texto e ilustração? Enquanto a performance musical decorria, uma outra tinha lugar: painéis brancos, servindo de fundo aos músicos, ganhavam vida com a arte de três grafitters que, sob a inspiração musical, produziram uma obra alusiva ao tema. Espanto do público, pela apreensão não só do que ouviam, mas também do que viam criar em fundo.

As imagens dispensam mais palavras. Noite mágica, no Palácio Ribamar, com anfiteatro ao ar livre cheio e atento a este ouvir e criar.

resultado final do trabalho dos graffiters

Sem comentários: