terça-feira, 4 de setembro de 2007

Romance de Mia Couto vence prémio literário no Brasil

O escritor moçambicano Mia Couto foi distinguido com o V Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance "O Outro Pé da Sereia". A selecção fez-se a partir de 215 obras escritas em língua portuguesa publicadas nos últimos dois anos e inscritas nesta edição do galardão.

O anúncio aconteceu na abertura da XII Jornada Nacional de Literatura, segunda-feira à noite, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A Jornada Nacional de Literatura, que se realiza de dois em dois anos, é um projecto da Universidade de Passo Fundo e da Câmara Municipal da cidade, a 328 quilómetros da capital Porto Alegre. Além do prémio de 100 mil reais ( 37,5 mil euros), Mia Couto ganhou o troféu "Vasco Prado" concedido pela Universidade de Passo Fundo.

Mia Couto é um dos mais destacados nomes da literatura africana de língua portuguesa e um dos escritores estrangeiros mais vendidos em Portugal, com mais de 400 mil exemplares. Autor de 19 livros, tem obras traduzidas e publicadas em mais de 21 línguas. Mia Couto disputou o V Prémio Zaffari & Bourbon com José Saramago, Helder Macedo e escritores brasileiros a exemplo de Milton Hatoum, Luiz Ruffato, Flávio Carneiro, Adriana Lunardi , Maria Valéria Rezende e Antônio Torres.

O Outro Pé da Sereia foi lançado simultaneamente no Brasil e em Portugal e faz um retrato poético, alegórico e também crítico do Moçambique contemporâneo. No centro do enredo, está uma santa.
Notícia completa aqui.
In Diário de Notícias

Sem comentários: