AUTOR DO MÊS - Nuno Júdice
Nuno Júdice
Nasceu em 1949, na Mexilhoeira Grande, Algarve. Formou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa. É Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989 com uma tese sobre Literatura Medieval. Tem publicado estudos sobre teoria da literatura e literatura portuguesa, bem como algumas antologias e colabora regularmente em jornais e revistas com críticas de livros e crónicas.
Colaborou em acções de divulgação cultural, como as "Letras Francesas" (1989), e organizou a "Semana Europeia de Poesia no âmbito de Lisboa Capital Europeia da Cultura"(1994). Foi comissário para a área da "Literatura de Portugal como país-tema da 49ª Feira do Livro de Frankfurt" (1997). É poeta e ficcionista. Publicou o seu primeiro livro de poesia em 1972. Recebeu os mais importantes prémios de poesia portugueses. Está representado em inúmeras antologias, tendo participado nos mais importantes festivais de poesia, como o de Roterdão e o de Medellin. Dirigiu a revista "Tabacaria" da Casa Fernando Pessoa até ao número 8.
Em 1997, foi nomeado Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal e Director do Instituto Camões em Paris, cargos que exerceu até 2004.
Em teatro, foi tradutor de algumas peças, como "Sertório" de Corneille ou "A Ilusão Cómica" de Corneille e tem editadas as suas peças "Antero – Vila do Conde" e "Flores de Estufa". Tem obras editadas na Venezuela, na Espanha, no México, na França, na Bélgica, na Suécia, na Dinamarca, na Holanda, no Vietname, na Itália, na Bulgária, em Israel ou na República Checa.
Sem comentários:
Enviar um comentário